A relação das empresas com a comunidade local é item cada
vez mais presente no planejamento estratégico e envolve, além
da sintonia e da contribuição com questões presentes no nível
local, nos municípios onde as empresas estão presentes,
também a sintonia e a contribuição em questões relevantes
para a sociedade brasileira. A participação do meio
empresarial nos fóruns de discussão e mesmo nos Conselhos
que têm a missão constitucional de formular e controlar
políticas públicas em diversos campos da vida social é uma
tendência no país, demonstrando o entendimento de que os
recursos financeiros são tão importantes quanto o diálogo
com o governo e as organizações da sociedade civil na
formulação de propostas e soluções para desafios como
educação, saúde, meio ambiente, cultura, segurança pública,
fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Das 114 empresas participantes, 69,3% informam que
participam da vida associativa local e apóiam entidades através
de doações e financiamento de projetos e/ou desenvolve
projeto próprio que beneficia a comunidade local. Percebe-se
também um cuidado cada vez maior com o monitoramento e
a avaliação dos resultados, buscando superar práticas
assistencialistas e desvinculadas da legislação, da normativa
internacional, do desenho de uma agenda social que começa a
ser esboçado. Além de pagar impostos, as empresas estão
percebendo que essa contribuição é fundamental, desde que
realizada como um investimento social que precisa ter
sintonia com os interesses legítimos da sociedade.

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Investimentos sociais |
Investimentos sociais em relação ao valor adicionado |
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Valor destinado à totalidade das ações sociais,
não incluídos benefícios trabalhistas (R$ mil) |
82.300,56 |
251.810,52 |
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Percentual da receita bruta destinado à totalidade
das ações sociais (não incluídos benefícios trabalhistas) |
82.300,56 |
251.810,52 |
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Percentual do valor adicionado destinado à totalidade
das ações sociais (não incluídos benefícios trabalhistas) |
0,97% |
2,19% |
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Número de empresas representadas: 79 (2001), 83 (2002).
Investimentos sociais |
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Do total destinado à área social a porcentagem
correspondente a doações em produtos e serviços |
3,62% |
1,96% |
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Do total destinado à área social a porcentagem
correspondente a doações em espécie |
17,54% |
8,43% |
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Do total destinado à área social a porcentagem
correspondente a investimentos em projeto social próprio |
34,14% |
16,78% |
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Número de empresas representadas: 79 (2001), 83 (2002).
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Participação com outras empresas na discussão e
solução dos problemas comunitários
Alguns destaques |
Aracruz |
Integra a Ação Comunitária do Espírito Santo, entidade que planeja,
aloca recursos, acompanha e avalia projetos sociais desenvolvidos no
estado, com o patrocínio e participação de empresas privadas. Também
integra o CEAPE - Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor do ES, cuja
missão é fornecer crédito para o combate à pobreza, o desenvolvimento
de novos empresários e melhoria da qualidade de vida de pequenos
empreendedores de baixa renda. |
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Cosern |
Participa de reuniões em conselhos comunitários, para fins de
esclarecimentos de dúvidas e exposições sobre produtos/serviços oferecidos
pela empresa. Também participa de reuniões com o ministério público,
PROCON e conselho de consumidores. |
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CVRD |
Presente em quase 500 municípios de 11 estados brasileiros, a
Companhia Vale do Rio Doce busca o desenvolvimento das regiões onde
atua. Sua relação com lideranças comunitárias, entidades da sociedade
civil, empresas privadas e com o poder público estimula o respeito à
diversidade cultural, a promoção da cidadania e o fortalecimento de
políticas públicas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida local. |
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