Na Comunidade

A relação das empresas com a comunidade local é item cada vez mais presente no planejamento estratégico e envolve, além da sintonia e da contribuição com questões presentes no nível local, nos municípios onde as empresas estão presentes, também a sintonia e a contribuição em questões relevantes para a sociedade brasileira. A participação do meio empresarial nos fóruns de discussão e mesmo nos Conselhos que têm a missão constitucional de formular e controlar políticas públicas em diversos campos da vida social é uma tendência no país, demonstrando o entendimento de que os recursos financeiros são tão importantes quanto o diálogo com o governo e as organizações da sociedade civil na formulação de propostas e soluções para desafios como educação, saúde, meio ambiente, cultura, segurança pública, fortalecimento das políticas públicas e da democracia.

Das 114 empresas participantes, 69,3% informam que participam da vida associativa local e apóiam entidades através de doações e financiamento de projetos e/ou desenvolve projeto próprio que beneficia a comunidade local. Percebe-se também um cuidado cada vez maior com o monitoramento e a avaliação dos resultados, buscando superar práticas assistencialistas e desvinculadas da legislação, da normativa internacional, do desenho de uma agenda social que começa a ser esboçado. Além de pagar impostos, as empresas estão percebendo que essa contribuição é fundamental, desde que realizada como um investimento social que precisa ter sintonia com os interesses legítimos da sociedade.

Investimentos sociais
Investimentos sociais em relação ao valor adicionado
Investimentos 2001 2002
Valor destinado à totalidade das ações sociais, não incluídos benefícios trabalhistas (R$ mil) 82.300,56 251.810,52
Percentual da receita bruta destinado à totalidade das ações sociais (não incluídos benefícios trabalhistas) 82.300,56 251.810,52
Percentual do valor adicionado destinado à totalidade das ações sociais (não incluídos benefícios trabalhistas) 0,97% 2,19%

Número de empresas representadas: 79 (2001), 83 (2002).

Investimentos sociais
Investimentos 2001 2002
Do total destinado à área social a porcentagem correspondente a doações em produtos e serviços 3,62% 1,96%
Do total destinado à área social a porcentagem correspondente a doações em espécie 17,54% 8,43%
Do total destinado à área social a porcentagem correspondente a investimentos em projeto social próprio 34,14% 16,78%

Número de empresas representadas: 79 (2001), 83 (2002).

Participação com outras empresas na discussão e solução dos problemas comunitários



Alguns destaques
Aracruz Integra a Ação Comunitária do Espírito Santo, entidade que planeja, aloca recursos, acompanha e avalia projetos sociais desenvolvidos no estado, com o patrocínio e participação de empresas privadas. Também integra o CEAPE - Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor do ES, cuja missão é fornecer crédito para o combate à pobreza, o desenvolvimento de novos empresários e melhoria da qualidade de vida de pequenos empreendedores de baixa renda.
Cosern Participa de reuniões em conselhos comunitários, para fins de esclarecimentos de dúvidas e exposições sobre produtos/serviços oferecidos pela empresa. Também participa de reuniões com o ministério público, PROCON e conselho de consumidores.
CVRD Presente em quase 500 municípios de 11 estados brasileiros, a Companhia Vale do Rio Doce busca o desenvolvimento das regiões onde atua. Sua relação com lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, empresas privadas e com o poder público estimula o respeito à diversidade cultural, a promoção da cidadania e o fortalecimento de políticas públicas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida local.


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