Valorização da Diversidade

A valorização da diversidade no plano da gestão permite a construção e refinamento de mecanismos de recrutamento, seleção, acolhimento e desenvolvimento na carreira para segmentos da sociedade em desvantagem no mercado de trabalho. No campo das ações sociais, o desenvolvimento de fontes e a participação ou fomento de estudos e pesquisas, a consideração das diferenças nos programas e projetos pode ser significativa e gerar impactos positivos para o desenvolvimento humano sustentável.

Banco do Brasil
Projeto: Programa Diversidade

Público beneficiado: Pessoas com deficiência

Abrangência regional: Brasil

Características: O Programa tem como finalidade contribuir para a inclusão social e, em 2002, tem como foco as pessoas com deficiência. O objetivo do Programa é remover barreiras da desinformação e do preconceito, criando oportunidades efetivas para as pessoas com deficiência. Na fase desenvolvida em 2002 foi realizado o "Retratos da Deficiência no Brasil", uma pesquisa realizada pela Fundação Banco do Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas, copilando dados estatísticos sobre deficiência, as condições de vida dessas pessoas e a bibliografia disponível dos últimos doze anos, na perspectiva da valorização da diversidade. Outras fases do projeto serão desenvolvidas em 2003.

Bradesco
Projeto: Programa de Informática para Deficientes Visuais

Público beneficiado: Crianças, jovens e adultos

Abrangência regional: Brasil

Características: O Programa compreende o desenvolvimento de cursos de informática que permitem ao deficiente visual obter conhecimentos de Windows, Excel, Word, entre outros, e ainda navegar pela Internet. O Programa beneficiou mais de 4.000 deficientes visuais em todo Brasil.

Hopi Hari
Projeto: Laboratório Educativo Hopi Hari - Diversidade Cultural

Público beneficiado: Alunos de escolas públicas/privadas, e visitantes Hopi Hari

Abrangência regional: Grande São Paulo e região.

Características: O Laboratório Educativo tem como objetivo transformar o parque em uma grande "escola" que mistura educação e entretenimento. O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, é transformado também num grande museu a céu aberto, com parte do acervo do Memorial do Imigrante em suas dependências. O museu é uma das atrações do evento "Todo Mundo em São Paulo – 8 povos e a melhor das misturas", promovido pelo Laboratório Educativo Hopi Hari, que celebra a diversidade cultural contando a história das principais migrações e imigrações que formaram a população paulistana, retratados de forma lúdica em várias frentes: livro, site, peça teatral e oficinas espalhadas pelo parque. O objetivo é a valorização da diversidade e o combate às discriminações negativas.

Iniciativas para Erradicação do Trabalho Infantil

As iniciativas para erradicação do trabalho infantil envolvem a eliminação de qualquer forma de trabalho ilegal de crianças e adolescentes, assim como programas de aprendizagem e a proteção do trabalho do adolescente entre 16 e 18 anos. A garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente passam também pela garantia de acesso e permanência na escola, ações complementares à escola que envolvem esporte, cultura e lazer, entre outros temas.

<< anterior  próximo >>