Edição 182 Maio/2015

capa

Missão cumprida

Para Rita de Cássia, recém-aposentada, trabalhar no Banco, mais do que o exercício da profissão, foi uma missão. Ela está se acostumando com a nova condição de aposentada para decidir o que vai fazer daqui para a frente

plano 1 - rita de cassia.jpg

Moradora do Rio de Janeiro, Rita de Cássia de Carvalho Muniz é aposentada do Plano 1 desde outubro de 2014 e está aproveitando seu tempo livre para aprender um novo idioma, viajar e curtir as filhas. “O futuro e a minha aposentadoria sempre estiveram presentes no meu pensamento e nos meus planos desde que entrei no BB, em 1980. Hoje, se eu tenho um complemento de previdência que me permitiu me aposentar e parar de trabalhar por um tempo, eu tenho que agradecer à PREVI”, conta Rita.

Do Rio para a Bahia e de volta para o Rio

A ‘missão’ de Rita no BB teve início no Cesec (Centro de Processamento de Dados) de Salvador, na Bahia. “Tinha começado minha faculdade de Letras, até que, influenciada por um tio que era funcionário na Caixa Econômica, decidi me inscrever no concurso para o BB. Fui chamada inicialmente para o interior do Nordeste, mas, como era muito nova e nunca tinha morado sozinha, não fui. Quando me convocaram para assumir a vaga no Cesec em Salvador, decidi aceitar o chamado e lá dei início à minha vida no Banco. Desde então foram 34 anos felizes de uma carreira promissora”, revela.

Rita lembra que, ao deixar a faculdade incompleta e apostar na nova carreira, um novo futuro se abriu para ela. Mesmo morando na Bahia, ela sempre vinha ao Rio passar férias. E, num desses retornos, o reencontro com um ex-namorado mudou novamente sua vida. “Voltamos a namorar e, mesmo a distância, ficamos noivos. Marcamos a data do casamento mesmo sem eu ter certeza se conseguiria transferência para o Rio. No final, tudo deu certo.”

Já no Rio, Rita foi trabalhar na Carteira de Comércio Exterior do BB (Cacex) e teve contato com a área na qual sua carreira iria se estruturar. “O comércio exterior me permitiu usar também meus conhecimentos de inglês e fazer coisas muito interessantes, como, por exemplo, centralizar o câmbio das agências do Banco no Rio, além de atuar como instrutora do BB dentro da área internacional. Esse período foi o melhor da minha carreira”, garante a aposentada.

Benefícios até na hora da aposentadoria

Casada por 24 anos – e divorciada desde 2008, Rita lembra que o futuro das filhas também estará garantido graças à PREVI. “Quando me associei à PREVI, aderi também à Capec (Caixa de Pecúlios). Na ocasião, o beneficiário era o meu marido. Agora vou providenciar a troca para que as meninas recebam os valores”, afirma.

Rita também utilizou o financiamento imobiliário oferecido pela PREVI (Carim) para adquirir o apartamento onde mora. “O contrato foi feito há muitos anos e falta pouco tempo para concluir. Sem dúvida, as boas condições oferecidas pela PREVI foram determinantes para eu adquirir meu apartamento via Carim”, revela.

E, como aposentadoria para a Rita e para a PREVI são assuntos sérios, a Assessoria Previdenciária merece destaque. “Quando estava começando a pensar em me aposentar, segui o conselho de alguns colegas e agendei a Assessoria. As consultas foram muito didáticas e elucidativas. Acho que todos que estão na mesma condição deveriam fazê-la. Facilita muito o processo, além de nos dar uma dimensão bastante próxima da nossa futura realidade”, recomenda.

Um futuro em definição

Aposentada há alguns meses, Rita diz que estava na hora de dar um tempo no dia a dia intenso das atividades no Banco. “Eu me aposentei pelo INSS em 2011 e ainda fiquei mais três anos no Banco porque gostava muito do que fazia. No ano passado comecei a rever minhas prioridades e decidi me aposentar para poder ampliar meus horizontes e fazer outras coisas de que gosto, como estudar e viajar”, comenta. Atualmente, Rita estuda francês e pensa em se tornar consultora de comércio exterior ou trabalhar com algo ligado a outros idiomas.

Para Rita, o futuro já chegou, mas deve continuar chegando muitas outras vezes, já que, segundo ela, ainda há muita coisa boa por vir.

Saiba mais sobre os benefícios usados pela Rita

Carteira de Pecúlios (Capec) – Plano de benefícios com a finalidade de oferecer pecúlios em situações especiais para os funcionários do BB e para funcionários e participantes da PREVI. É pago de uma única vez ao participante e/ou aos beneficiários indicados, de acordo com o valor e o tipo de pecúlio contratado. Os valores são cobrados de acordo com a faixa etária. Para conhecer os planos ou fazer sua inscrição, acesse Capec, no site PREVI.

Carteira de Financiamentos Imobiliários (Carim) – Pode ser solicitada por participantes dos Planos 1 e PREVI Futuro que tenham, no mínimo, dez anos completos de filiação à PREVI. O prazo do financiamento é de, no mínimo, 36 meses e, no máximo, 240 meses, desde que a idade do participante, somada ao prazo, não seja superior a 80 anos. É possível financiar imóveis residenciais, novos ou usados, de alvenaria e em boas condições de conservação, em regiões urbanas, com documentação regular. Saiba mais no portal Financiamento Imobiliário.

Assessoria Previdenciária – Serviço oferecido a quem está se aproximando da aposentadoria. É um atendimento personalizado, realizado exclusivamente pelo telefone por uma equipe de analistas especializada. São feitas simulações e, em dia e hora previamente marcados, um analista telefona e presta os esclarecimentos necessários sobre quaisquer modalidades de aposentadoria oferecidas pela PREVI e pelo INSS. Para agendar um horário, entre em contato pelo Fale Conosco do site PREVI ou pela Central de Atendimento nos telefones 0800 031 0505 ou 0800 729 0505.

Rita de Cássia, aposentada do Plano 1

Vídeos e áudios

Áudio
Entrevista com a recém-aposentada Rita de Cássia - Parte 1
Áudio
Entrevista com a recém-aposentada Rita de Cássia - Parte 2

Mais Vistos

INDEX