Edição 176 Fevereiro/2014

recursos do plano

Resultados apresentados pelos quatro cantos do Brasil

No total, 12 capitais brasileiras receberam dirigentes da PREVI, o que representa o acesso de 85% do total de participantes a explicações sobre o resultados dos seus planos de benefícios

Mais uma vez, em 2013, a diretoria da PREVI realizou uma série de encontros em diferentes cidades do Brasil para divulgar o resultado de 2012. No total, 12 capitais brasileiras, que concentram 85% dos participantes, receberam dirigentes da Entidade durante o mês de abril. Os eventos representam, para os participantes ativos e aposentados, uma oportunidade de acompanhar de perto a gestão do seu plano de benefícios, conhecer os resultados e os desafios do ano que se inicia.

Além dos encontros, também foi realizada uma apresentação com transmissão ao vivo pela internet. Pela primeira vez, os associados também puderam enviar perguntas aos dirigentes, esclarecendo suas dúvidas a respeito dos dados em tempo real. A transmissão on-line é parte da estratégia de tornar acessível aos participantes os resultados e principais acontecimentos do ano.

Neste ano, as apresentações começam no dia 10 de março. Para saber data e as cidades onde haverá a apresentação dos resultados, acesse o site da PREVI

Investimento na qualificação dos funcionários

Com um quadro funcional de 610 pessoas, a PREVI conta com capital humano oriundo quase inteiramente do Banco do Brasil. Para vir para a PREVI, os funcionários passam por um processo de seleção que inclui avaliação curricular, prova de conhecimentos, avaliação comportamental e entrevista.

Conforme estratégia estabelecida em 2012, a PREVI avançou fortemente no objetivo de tornar-se uma das melhores empresas para se trabalhar e elegeu a qualificação profissional e o bem-estar no trabalho para elevar o nível de satisfação e produtividade dos seus funcionários. Nesse sentido, a Entidade tomou medidas importantes em 2013 para aumentar o nível de qualificação do seu quadro funcional. A área de Gestão de Pessoas ficou responsável por colocar em prática essas iniciativas e, hoje, os funcionários da Entidade formam equipes bem treinadas e aparelhadas, com técnicas e tecnologia para atender à missão da PREVI.

“Em função do quadro da PREVI ser enxuto, é indispensável a capacitação dos profissionais. Eles precisam formar equipes de alta performance, porque nossa responsabilidade de gerir e zelar pelo patrimônio dos participantes é enorme”, afirma Paulo Assunção, diretor de Administração.

Outro avanço nesse âmbito se deve ao investimento em ferramentas de tecnologia da informação (TI) para otimizar as atividades de gestão de pessoas. A aquisição de um sistema integrado, que será implantado este ano, vai permitir uma compilação mais ágil de indicadores e dados.

Um dos exemplos de iniciativas que valorizam a qualificação é o programa Prata da Casa. Iniciado em 2012 e fortalecido em 2013, ele busca prestar reconhecimento e ajudar no planejamento de carreira dos funcionários com base na capacitação, na experiência, no desempenho, nas competências e no mérito.

“Além de ser um programa de desenvolvimento de carreira, o Prata da Casa também subsidia os processos seletivos para o preenchimento de cargos comissionados. Mas, principalmente, é um programa de orientação profissional e de aprimoramento do quadro de empregados da PREVI para que eles possam prestar um serviço ainda melhor aos associados”, revela Paulo Assunção.

Sustentabilidade é assunto sério

Na PREVI, não apenas os investimentos, mas também a sustentabilidade é assunto sério. Em 2013, a Instituição passou a integrar o board do International Integrated Report Council – IIRC (Comitê Internacional de Relato Integrado) e se tornou um dos quatro representantes da instituição no Brasil.

O IIRC trabalha para incentivar as empresas de todo o mundo a adotar um padrão de relato que reflita uma forma sustentável de realizar seus negócios, e a PREVI tem feito isso de forma bastante eficiente. Em outubro promoveu o evento “A Visão dos Investidores sobre o Relato Integrado”, com a participação da coordenadora da iniciativa nas Américas, Lisa French, com o objetivo de estimular as empresas participadas a adotarem a metodologia.

Vale lembrar que os investimentos realizados pela PREVI são regulados por uma política baseada em critérios que visam a compreensão e identificação dos impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelas companhias nas quais investe. Ao efetivar esse investimento, a PREVI continua acompanhando todos os impactos gerados, diretos e indiretos, por meio dos Relatórios de Sustentabilidade e Administração, pesquisas diretas via Questionários de Governança, Risco e Sustentabilidade e pelo contato direto juntos aos executivos e conselheiros de Administração.

“Com a adesão ao Relato Integrado, as estratégias da empresa também passam a ser unificadas para que o desempenho econômico-financeiro e o desempenho sustentável tenham o mesmo peso. Enfim, uma visão integrada da companhia”, revela Marco Geovanne. 

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