Edição 167 Outubro/2012

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Conselheiros precisam se recadastrar

Candidatos aos conselhos de administração e fiscal devem preencher currículos até 16 de novembro

Atualmente, a PREVI possui 231 assentos em empresas, para os quais foram eleitos, em junho deste ano, 163 conselheiros, sendo 84 de administração (50 titulares e 34 suplentes) e 79 fiscais (40 titulares e 39 suplentes). Cabe ressaltar que o número de conselheiros é menor que o total de assentos, porque alguns são replicados em mandatos de empresas de um mesmo grupo econômico, por determinação de Acordo de Acionistas de algumas companhias nas quais a PREVI detém participação acionária.

Em 2013, por ocasião das assembleias ordinárias que acontecerão em março e abril, a Entidade preencherá cerca de 150 vagas nos conselhos fiscal e de administração de empresas participadas. Para se habilitar ao Processo Seletivo de Conselheiros 2013, os interessados precisam preencher um currículo no site da PREVI. É necessário ficar atento, pois mesmo os que estão no exercício do mandato mas preencheram o documento antes de 23 de agosto de 2012 precisam se recadastrar, uma vez que entrou em vigor um modelo mais completo do documento. O prazo termina no dia 16 de novembro.

As mudanças na estrutura do currículo foram necessárias para torná-lo ainda mais eficiente e auxiliar na seleção dos conselheiros. O novo modelo agrega, num mesmo espaço, as experiências do candidato no Banco do Brasil e em outras empresas. Outra novidade é que a inscrição de currículos com pontuação inferior à mínima estabelecida pela Política de Seleção e Indicação de Conselheiros não poderá ser feita.

O sistema de captação de currículos para conselheiros da PREVI foi implantado em 2004. Uma prova de sua eficiência está no banco de cadastros, que até 2011 registrou aproximadamente 3,4 mil currículos de profissionais interessados em ocupar os cargos.

Pré-requisitos

Entre os requisitos necessários aos candidatos aos cargos de conselheiro de administração ou fiscal nas empresas participadas, está o de ser filiado à PREVI há no mínimo dez anos. Vale lembrar que, pela Política de Seleção e Indicação de Conselheiros, o público-alvo preferencial são os aposentados. A razão dessa preferência é o fato de a função de conselheiro exigir disponibilidade de tempo e alto nível de experiência profissional. Quem estiver na ativa deve exercer funções de administrador na Direção Geral; ocupar cargo de nível executivo ou diretivo (Diretoria Executiva e NRF especial, RF1 e RF2). É indispensável possuir curso superior completo.

Preenchimento dos dados é feito exclusivamente pela internet

O procedimento é simples: no site da PREVI, o candidato deve acessar a seção Currículos e preencher todos os quesitos do documento, como formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos de interesse específicos e outras informações.

O preenchimento do formulário não precisa ser feito de uma vez. Porém, as informações devem ser salvas a cada etapa, clicando-se no botão “Atualizar”, no final de cada tela. Dessa forma, as informações postadas até a interrupção poderão ser recuperadas ao retomar, posteriormente. É importante lembrar que, durante o processo de indicação, a PREVI poderá solicitar a comprovação dos dados informados e os candidatos deverão encaminhar a documentação no prazo máximo de cinco dias úteis. A não comprovação implicará a eliminação do processo seletivo.

Serão armazenados no banco de dados da PREVI somente os currículos integralmente preenchidos, validados e cujos candidatos tenham atingido a pontuação mínima para participação no Processo de Seleção e Indicação de Conselheiros.

O acesso ao currículo é feito mediante uso de senha pessoal. Para obter a senha ou solicitar uma nova, basta telefonar para a Central 0800-729-0505 e seguir as instruções para cadastramento da senha. Outra opção é acessar a seção de Autoatendimento no site e clicar em ‘Esqueci a senha’ ou ‘Não tenho senha’. Tanto no caso da implantação quanto na troca, a nova senha passa a valer imediatamente.

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