|nº 111| Fevereiro 06

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Informação on-line

Edmilson, em sua casa. Tudo resolvido pela Internet
Espelho, saldos e cálculos simulados.
Tudo ao alcance da mão
Quer fazer um cálculo simulado da aposentadoria?
Checar o saldo da reserva que já acumulou?
Acompanhar o empréstimo simples e o financiamento imobiliário?
E ainda saber quais são os pecúlios mantidos, obter o demonstrativo para IR, solicitar segunda via do Cartão PREVI, atualizar o endereço, escolher a publicação que quer receber em casa?

É só digitar www.previ.com.br e clicar no Auto-atendimento. Para garantir o sigilo dessas informações, é necessário usar senha.

As facilidades do Auto-atendimento são muitas. Para o aposentado Edmilson Martins, 68, que por 25 anos trabalhou no Banco do Brasil, nas agências Madureira e Centro, no Rio de Janeiro, a utilização dos serviços da PREVI pela internet só traz vantagens. “Quando a Revista PREVI informou que haveria a possibilidade de acessar os serviços pela internet, logo comecei a utilizá-los. Podemos ter acesso a informações sobre empréstimos, contracheques e todos os nossos benefícios. Não precisamos nos deslocar até a PREVI, ir ao Banco nem mesmo telefonar”, afirma.

Edmilson conta que agora não enfrenta mais filas. “Tento resolver tudo pelo Auto-atendimento. Um dia desses precisei saber sobre o empréstimo simples e recorri à internet. Também já precisei ver o contracheque, que não tinha recebido pelo Correio, e estava no site da PREVI”, diz.

Manter-se atualizado é outra vantagem. “Além dos serviços, passei a acompanhar as informações sobre tudo o que acontece na PREVI. Acompanho até o desempenho dos nossos diretores. Fico sabendo todas as notícias imediatamente pela internet”, afirma. Apesar de estar habituado com a tecnologia, ele não deixa de lado as demais possibilidades de se inteirar dos acontecimentos da Instituição. “No site fico sabendo as notícias que vão sair detalhadamente na Revista. Quando me desperta interesse, fico de olho para não perder o número”, diz.

A primeira experiência do aposentado com a internet foi compartilhada por toda a família. “Meus quatro filhos se interessaram pela internet porque ajudava nas pesquisas para a universidade. Eles incentivaram minha mulher e eu para usarmos também”, conta. Edmilson utiliza a web há mais de 10 anos e faz questão de estimular os amigos. “Converso com meus colegas para que eles também usem. Digo que é a melhor forma de obter informações e estar atualizado”, enfatiza.

A Internet é uma aliada

As vantagens apontadas por Edmilson são incontáveis. “A internet reduz o tempo e a distância. Costumo conversar com minha família, que mora no Nordeste pelo e-mail, que é uma forma de contato imediato”, afirma o aposentado, que há dez anos não visita Milagres, Ceará, sua cidade natal, e aproveita para matar a saudade virtualmente.

“Tento resolver tudo pelo Auto-atendimento.
Já precisei saber sobre empréstimo simples e ver o contracheque”, diz Edmilson

O acesso à internet e os conhecimentos de informática também contribuíram para uma grande conquista. Quando presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, em 1972, Edmilson passou por uma experiência marcante que resultou no livro Bancários – Anos de Resistência (1964-1979), publicado em 2004. “Fui presidente do sindicato por quatro meses, mas a ditadura fez uma intervenção, pois defendíamos os direitos da nossa classe e naquele tempo não deixavam. Eu e outros colegas fomos presos. Fiquei detido por 46 dias e, por isso, me afastei da presidência”, lembra. O computador facilitou a produção e a redação do livro. “Com as anotações que fiz na época, minhas lembranças e a ajuda dos companheiros, escrevi o livro. Coloquei tudo no computador e a internet me ajudou a pesquisar datas e nomes do mundo da política no momento”, informa.

Para o jornalista Sérgio Maggi, colunista do caderno InformáticaEtc do jornal O Globo, o medo do computador não combina com a tecnologia atual. “Não se pode ter medo. É preciso encarar a internet de frente. Os computadores de hoje são muito amigáveis. Operar é muito fácil, é só apertar o botão, esperar ligar e navegar na internet”, afirma. Se mesmo assim o receio persistir, ele aconselha a procurar ajuda de alguém mais experiente ou algum curso. “A grande vantagem da internet, além de ser fonte de informação, é que se pode pagar contas e fazer compras, até em supermercados, sem sair de casa. Esse é um ponto positivo, principalmente para os idosos. As burocracias da vida são resolvidas pela internet”, avalia.

A SENHA É SUA CHAVE

Por serem confidenciais, as informações do Auto-atendimento do site da PREVI são liberadas mediante senha. Para obter informações pessoais pelo 0800-729-0505 também é necessário informá-la. Os números são enviados para a residência de todos os participantes, pensionistas e ex-participantes que mantêm algum tipo de relação com a PREVI. É com essa senha que a cada dois anos aposentados e pensionistas escolhem, por telefone, seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Instituição.

Se depois de receber a senha enviada pela PREVI, quiser trocar o número, é só entrar no Auto-atendimento e escolher nova senha.