|nº 111| Fevereiro 06

Nesta Edição » Notas
Conselho aprova novo Regulamento de Consulta

Conselho Deliberativo aprovou o novo Regulamento de Consulta aos Participantes e Assistidos. A divulgação do Regulamento e do edital de convocação para as eleições deverá ser feita até 16 de março, prazo estabelecido pelo novo normativo. As inscrições para as eleições vão até 31 de março, conforme alteração do parágrafo 1º do artigo 39 do Estatuto, já aprovada pela Secretaria de Previdência Complementar. Acompanhe pelo site da PREVI as notícias sobre as eleições.

Isenção de tarifas do BB para aposentados e pensionistas

O Banco não está cobrando tarifas de aposentados e pensionistas. A medida faz parte dos Acordos Coletivos de Trabalho 2005/2006 assinados pelo BB e beneficia também o pessoal da ativa. Todos estão isentos da anuidade do cartão de crédito e das tarifas de DOC, de extrato, de manutenção de conta, entre outros serviços.

O tratamento diferenciado para funcionários e aposentados já é uma prática no Banco: as taxas de juros do cheque especial são mais baratas e variam de 4,6% a 2,6%, de acordo com o valor das aplicações. As taxas do CDC – que vão de 2,9% a 1,5% dependendo do prazo escolhido – também ficam abaixo do que é cobrado para os clientes.

A isenção não se aplica ao caixa, apenas ao TAA e à internet. Essas vantagens são válidas exclusivamente para as contas de proventos. Em virtude da necessidade de ajuste de sistemas, serão devolvidas em até 90 dias as tarifas cobradas indevidamente no período de 1/9 a 27/12/2005.

Cartilha do Idoso

Os participantes e pensionistas com mais de 60 anos recebem junto com esta edição da Revista PREVI a Cartilha do Idoso, que traz a íntegra do Estatuto do Idoso e explica em linguagem simples seus principais direitos. Fruto da iniciativa do Instituto Cultural de Seguridade Social (ICSS), da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) em parceria com a PREVI e outros fundos de pensão.

A Cartilha traz matéria sobre a Casa dos Artistas e entrevista com três memoráveis jogadores de futebol: o lateral esquerdo do Botafogo e bicampeão mundial Nilton Santos, 80 anos, o centroavante do Santos, Coutinho, 63 anos, e o meia que jogou nos dois times, Afonsinho, 57 anos. Em breve, a versão digital estará disponível no site PREVI.


Andamento da PP

A alteração do valor da Parcela PREVI, aprovada por 87% dos que votaram a proposta no plebiscito promovido pela Comissão de Empresa, está em exame no Conselho Deliberativo da PREVI. A decisão do Conselho deverá ser encaminhada à Diretoria do Banco do Brasil e, logo em seguida, à Secretaria de Previdência Complementar. Paralelamente, caminham os entendimentos entre os Sindicatos no que se refere às ações judiciais que envolvem o Fundo Paridade.