|nº 111| Fevereiro 06

Nesta Edição » Investimentos - Plano I - Política mantida
Política mantém o rumo das aplicações do Plano 1
Rendimento chega a 27,2% ao ano, acima da meta atuarial.
Plano registra terceiro superávit consecutivo
A estrutura da Política de Investimentos do Plano 1 será mantida diante do bom resultado das aplicações. Para 2006, a Política traz somente alguns ajustes para dar continuidade ao trabalho de valorização da carteira de investimentos na busca de melhor liquidez e maior rendimento. Nesse sentido, são privilegiadas participações acionárias em empresas que sejam boas pagadoras de dividendos e que adotem práticas de governança corporativa. Também será dada ênfase à busca de soluções para negócios que apresentem desempenho abaixo do esperado.


Vale do Rio Doce: um dos melhores retornos da carteira da PREVI
O que se quer é valorizar ainda mais a carteira de investimento. O Plano 1 já entrou numa fase em que as contribuições mensais não cobrem a despesa com o pagamento de benefícios e essa diferença precisa ser coberta com recursos de dividendos, de receita de aluguéis e do rendimento de títulos de renda fixa. Essa maturidade torna imprescindível a boa gestão dos recursos, que atualmente chegam a R$ 82 bilhões.
Acompanhamento permanente

O processo de formulação das Políticas e Diretrizes de Investimentos é permanentemente aprimorado. Elaborada pela Diretoria de Planejamento, submetida à Diretoria e aprovada pelo Conselho Deliberativo, a Política é revisada anualmente e define o rumo das aplicacões de 2006 a 2012. A revisão permite verificar se os parâmetros e limites estabelecidos estão contribuindo para a eficiência da gestão dos recursos.
"O objetivo da Política de Investimentos elaborada pela Diretoria de Planejamento é minimizar os riscos de desequilíbrio dos Planos, com uma composição de ativos que otimize a relação risco/retorno, proporcionando aos nossos associados segurança no futuro no recebimento de suas aposentadorias.
Hoje, temos mecanismos eficientes para monitorar os investimentos buscando sempre o equilíbrio, ou seja, cumprindo a missão principal da PREVI", assegura Cecília Garcez, diretora de Planejamento da PREVI.
O ano de 2005 foi um marco em termos de Política. O destaque foi a implantação da Gestão Integrada de Ativos e Passivos (ALM), planejamento integrado de investimentos e pagamentos de benefícios que oferece mais segurança na gestão de receitas e despesas.