|nº 125| Junho 07

Nesta Edição » Governança - Encontro capacita conselheiros

Encontro capacita conselheiros

A PREVI cumpriu mais uma etapa do importante trabalho de capacitação dos conselheiros eleitos com seu apoio para os conselhos de administração e fiscal das empresas participadas.

A PREVI cumpriu mais uma etapa do importante trabalho de capacitação dos conselheiros eleitos com seu apoio para os conselhos de administração e fiscal das empresas participadas. O já tradicional Encontro de Conselheiros reuniu cerca de 190 conselheiros titulares e suplentes e 14 palestrantes, em Costa do Sauípe, na Bahia. Durante três dias, conselheiros de 70 grandes empresas debateram temas como responsabilidade socioambiental, controle de acesso a informações privilegiadas, cenário macroeconômico e gerenciamento de risco corporativo.

Entre os palestrantes, estiveram executivos como Wilson Ferreira Júnior, presidente da CPFL, o advogado Sergio Spinelli e a analista de mercado Andréa Wainberg. Este ano, pela primeira vez, o Encontro de Conselheiros contou com a participação de um convidado estrangeiro: David Pitt-Watson, executivo inglês do Hermes, que é o gestor de recursos do fundo de pensão da British Telecom, e um dos autores do livro The New Capitalists (“Os Novos Capitalistas”, ainda sem versão em português). Ele apresentou as idéias do livro (veja entrevista na página 13) e considerou o evento uma iniciativa “exemplar, algo que outros países poderiam vir a fazer”.

Nos últimos anos, a PREVI tem-se caracterizado pelo ativismo na defesa de seus direitos como acionista, bem como na disseminação de boas práticas em relação ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa. O papel dos conselheiros é fundamental nesse processo e o Encontro é oportunidade para os conselheiros discutirem a melhora da governança nas empresas participadas.

Agente importante na economia
O presidente Sérgio Rosa salientou que a PREVI é muito mais que beneficiária, é, na verdade, agente ativo do cenário favorável que o País atravessa. É dessa forte presença no mercado que deriva a elevada carga de responsabilidade depositada na instituição. Segundo ele, a resposta para a grande cobrança é estudar, buscar o aperfeiçoamento constante e ser o mais profissional possível em sua atuação.

Confira no site www.previ.com.br mais informações sobre o Encontro, como programação, notícias sobre vários painéis, apresentações dos palestrantes e fotos. Basta acessar Investimentos/Governança Corporativa/Encontro de Conselheiros 2007.