|nº 109| Dezembro 05

Nesta Edição » Notas
Diretor deixa cargo para assumir
Vice-Presidência da Embraer

A escolha do diretor Luiz Carlos Aguiar para ocupar a Vice-Presidência Executiva para o Mercado de Defesa e Governo da Embraer é motivo de orgulho para a PREVI. A aprovação pelo conjunto dos acionistas da empresa, em sintonia com seus executivos principais, demonstra a confiança no profissional que esteve nos últimos dois anos e meio prestando seus serviços na PREVI e durante os últimos 23 anos desenvolvendo sua carreira no Banco do Brasil.

No início de 2003, Aguiar foi eleito para o Conselho de Administração da Embraer, assumindo a Presidência do Conselho em função de acordos entre os acionistas. Acreditamos que a escolha vai fortalecer o time de dirigentes da Embraer, o que é bom para todos e para a PREVI, que tem investimentos e grandes expectativas nessa empresa.

Novos conselheiros fiscais
O conselheiro fiscal Murilo Castellano renunciou ao mandato em 13/10/2005. Para seu lugar o Banco do Brasil indicou, como conselheiro fiscal titular, Egídio Otmar Ames, gerente Executivo na Auditoria Interna do Banco do Brasil. Em novembro, tomou posse como suplente no Conselho Fiscal, também indicado pelo BB, Francisco Ney Magalhães Júnior, atualmente gerente Executivo da Gerência de Acompanhamento do Risco de Crédito.
Diretor do Le Méridien Copacabana é eleito melhor do mundo
O diretor regional do Le Méridien Copacabana, no Rio de Janeiro, e diretor geral da rede Le Méridien Hotels & Resorts na América do Sul, Philippe Seigle, foi eleito o melhor diretor geral de hotéis do mundo. A PREVI é dona do imóvel ocupado pelo Le Méridien Copacabana, avaliado em aproximadamente R$ 130 milhões.
Inscrições para Conselheiros
A Seleção para Conselheiros em Empresas Participadas em 2006 recebeu 1.759 inscritos, o que representou acréscimo de
28% em relação ao ano passado. Até o final de dezembro serão indicados os conselheiros para as vagas existentes e a Diretoria Executiva apreciará os nomes. Em janeiro, a Diretoria envia ao Conselho Deliberativo nota para aprovação dos nomes indicados. Por fim, esses serão indicados nas assembléias gerais das empresas, que acontecem a partir de março de 2006. O processo deve estar concluído em maio de 2006, quando o formulário de inscrição para o ano seguinte volta a ficar disponível no site da PREVI.

Tempo de INSS extra-banco deve ser informado

Se você teve outro contrato de trabalho antes do atual, deve verificar se esse período de contribuição ao INSS está sendo considerado nas simulações realizadas pela PREVI. Por quê? Porque esses registros tornam mais precisos os cálculos realizados e você pode planejar melhor a sua aposentadoria e a PREVI, seus compromissos. Para saber se esse período está cadastrado, basta acessar o SISBB, aplicativo Pessoal, opção 31, Consulta, 12, Tempos Complementares.

Consulte também o aplicativo Pessoal, opção 34, PREVI Diversos, 11 – Reserva Matemática, e verifique se há diferença entre o número de anos de INSS e do tempo PREVI. Se houver diferença, cheque se esse período está informado na tela de Tempos Complementares. Caso não esteja, peça a inclusão para validar esse tempo. As fontes das informações sobre contribuições ao INSS ali existentes foram a Dataprev e o próprio Banco.

Para registrar o tempo complementar no sistema é preciso que o gestor da sua dependência grave essa informação no aplicativo ARH, opção 3, Funcionário, 45, Atualizar Tempos Complementares.
Para isso você deve apresentar comprovante
do período de trabalho anterior ao BB, como carteira de trabalho, certificado de reservista ou certidão de tempo de serviço municipal, estadual ou federal. No Auto-atendimento do site PREVI os associados que fizerem mais de 180 contribuições mensais podem simular o valor do complemento de aposentadoria com ou sem a parcela do INSS.