|nº 110| Janeiro 06

Nesta Edição » Capa - Retrospectiva 2005

Recuperação de empresas traz resultados

• Duas empresas reestruturadas trazem quase R$ 2 bi de ganhos
• Outras empresas são recuperadas
• Brasil Telecom é retomada

A CPFL e a Neoenergia passaram por momentos difíceis no passado. Além dos problemas do setor de energia, havia numa delas problemas societários e de estrutura do negócio. Depois de inúmeras medidas, ambas apresentaram resultados positivos em 2005, e posicionaram-se como a primeira e segunda melhores empresas do setor.

2005 também foi o ano da Brasil Ferrovias começar a “entrar nos trilhos”. Foi refeito o modelo de negócios da empresa, renegociada a dívida, modificada a gestão, definidos os investimentos e iniciada a negociação com possíveis parceiros estratégicos interessados.

Empresas recuperadas: trabalho da
PREVI e outros sócios já deu...

...resultado nas ferrovias e nas
companhias de energia
Outro destaque de 2005 é a Paranapanema. Depois de inúmeras medidas de gestão – venda de ativos, enxugamento dos custos corporativos, reestruturação da política comercial, desenvolvimento de projetos parados e renegociação da dívida –, a empresa passou a vislumbrar uma superação definitiva dos problemas que carrega desde 1997.

A retomada das empresas investidas através do antigo fundo CVC/Opportunity, como a Brasil Telecom e o Metrô do Rio de Janeiro e outras representou um passo importante para a recuperação desses investimentos. Com a nova gestão, as empresas estão passando por auditorias, ajustes de orçamento e revisão de suas estratégias. Além disso, a PREVI estuda, junto com os demais acionistas, ingressar com ações de perdas e danos para ressarcir prejuízos ao longo desse período.