|nº 114| Maio 06

ESPAÇO LIVRE
Lentes com pimenta

O fotógrafo captado nas lentes do professor Walter Firmo
O carioca Roberto Luiz Pimenta herdou a paixão por fotografia de seu pai, que sempre o incentivou. O tempero que traz no próprio nome está presente no estilo dos seus trabalhos: fotos com cores fortes e quentes, como a pimenta típica do nordeste, local que lhe inspirou numa viagem em 1980. Autodidata, aprendeu lendo livros especializados e analisando fotos em exposição. Fez o primeiro curso em 2002, ocasião em que passou a conhecer melhor a cultura popular brasileira, tema sempre presente em suas fotos.

Em 2003, o colega, que trabalha na PREVI, foi premiado no concurso de fotografia realizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Participou de duas exposições e teve uma de suas fotos publicada na revista francesa Photo.
Usa tanto máquina tradicional como digital; tanto foto colorida como em preto e branco; e opta pelo que for mais adequado a cada situação. Para quem pensa em seguir esse caminho, Pimenta aconselha: "pratique muito e treine o olhar com fotos em exposição, livros e revistas que valorizem a fotografia, como a National Geographic".