|nº 115|Junho 06

EDITORIAL
PREVI rumo ao tetra

As eleições para a escolha dos representantes dos participantes na PREVI marcaram mais um momento especial para a Entidade. Com sete chapas concorrendo e mais de 90 mil votantes, o processo mais uma vez consagrou a participação, o interesse do associado e o espírito democrático que permeia nosso fundo de pensão, pioneiro entre os grandes fundos neste sentido.

Deve-se destacar também todo o esforço empreendido para garantir um processo íntegro, limpo, em que o importante é a manifestação do próprio associado, que pôde votar por meios facilitados e seguros.

Passado o processo eleitoral, é hora de reafirmar o convite a todos os associados – que tenham participado ou não, que tenham apoiado ou não qualquer uma das chapas – para que continuem acompanhando e fiscalizando a PREVI, que continuem a dar as suas sugestões e, sobretudo, que continuem a somar forças para fazer da nossa Entidade uma instituição cada dia mais forte.

Nós entendemos que, no processo eleitoral, a disputa pelo voto acaba impondo um ritmo que não permite a cada colega investigar e refletir melhor sobre certas afirmações. Em vários momentos, durante a campanha, foram feitas afirmações que não correspondem à realidade da PREVI. Afirmações que poderiam ser evitadas ou aperfeiçoadas se as pessoas tivessem buscado as informações corretas. Infelizmente, percebemos que muitas pessoas falam coisas a respeito da PREVI sem nunca terem realmente se importado em verificar a consistência das suas “verdades”. É preciso muito cuidado com isso. Formar um corpo de associados forte e consciente dos seus direitos é uma coisa bem diferente de assustá-los com falsas informações.

Mas, de toda forma, o processo foi muito mais positivo e educativo. E esperamos que continue assim.

Ao mesmo tempo, apesar de certa agitação que atingiu os mercados financeiros durante o mês de maio, a PREVI continua a colher resultados positivos. Além das medidas já conhecidas, que mexeram com os benefícios e as contribuições, também tivemos novos sucessos no programa de investimentos, destacando a negociação final do Porto de Santos, da Brasil Ferrovias e, especialmente, a venda de ações do Banco do Brasil.

É verdade que não pudemos fechar o semestre com chave de ouro, comemorando o hexa, mas com certeza ainda teremos muitas outras razões para nos alegrar com o Brasil.

Sérgio Rosa