|nº 115| Junho 06

ESPAÇO LIVRE
Pouca chuva, muita solidariedade
Da Contadoria, de camisa amarela, da esq. para a dir. Em pé, Reginaldo, Nonato e Saulo. Sentados, Wadson, Walmir, Luiz Carlos
O Projeto do
Comitê Contadoria Cidadã construiu 30 isternas só em 2005. Desde 2001,
foram 49 cisternas, que beneficiaram famílias na Chapada Gaúcha (MG)

A seca é um problema que atinge regiões do Brasil, como a Chapada Gaúcha, em Minas Gerais. Graças aos funcionários da Unidade de Contadoria do Banco do Brasil (DF), os moradores dessa região encontraram solução para a falta d'água. Estamos falando da iniciativa do Comitê Contadoria Cidadã, que criou o projeto Construção de Cisternas. A idéia do Projeto partiu do colega Walmir de Oliveira Passos, um dos integrantes. Na coordenação, está Saulo Rodrigues dos Santos, de 47 anos e funcionário do BB há 26. Saulo conta que "a situação dos moradores é muito difícil. A região não tem uma atividade econômica que favoreça a comunidade".

As famílias em cujas casas serão construídas as cisternas são escolhidas durante a reunião da associação dos moradores. Elas se responsabilizam por cavar o buraco e contratar a mão-de-obra. Os pedreiros da região recebem treinamento específico. A verba para o trabalho é arrecadada por meio de doações e rifas. "Conseguimos construir 30 cisternas só em 2005", comemora Saulo. Desde 2001, foram construídas 49 cisternas, que beneficiaram 48 famílias e 80 alunos da Escola Família Agrícola de São Francisco. "Nossa idéia é construir 87 cisternas. Por isso, em 2006, o trabalho continuará entre as nossas prioridades", diz Saulo. No site da PREVI, seção Viver Bem (Trabalho Voluntário) há mais iniciativas dos nossos colegas.