|nº 116| Julho 06

Nesta Edição » PP - Benefício corrigido
Nova PP mostra seus benefícios
Marileni e Célia: beneficiadas com a nova PP
Milhares de participantes tiveram seus benefícios corrigidos. Célia Pusceddu, que se aposentou em 2005, e Marileni Guedes, que tomou a decisão neste ano depois da correção, falam como a nova PP fez diferença

Com a correção da Parcela PREVI (PP), cerca de 21 mil participantes da PREVI sentiram, de imediato, mudança para melhor em seus rendimentos. Para mostrar o impacto dessa alteração na vida das pessoas, a Revista PREVI ouviu duas participantes aposentadas.
Uma delas, Célia Maria Pusceddu, foi capa da Revista à época da implementação da nova PP, em maio, quando afirmou que a mudança permitiria que voltasse a ter mais atividades de lazer. Célia, que trabalhou por 21 anos no Banco do Brasil, principalmente no setor de licitações, afirma que tem usado os cerca de R$ 500,00 a mais principalmente num trabalho voluntário que desenvolve, já que pode dividir as despesas familiares, como a graduação de dois dos seus filhos, com o marido. Ela faz parte de um grupo de senhoras que costuram enxovais para serem doados a gestantes carentes na cidade de Santos. “Uso esse dinheiro extra para ajudar as pessoas que precisam. Nós compramos o material para as peças de enxovais. Algumas vezes recebemos doações, mas a maioria dos custos precisamos dividir”, explica, com satisfação.

Aposentadoria depois da correção

Já Marileni Guedes, ex-professora de Matemática, iniciou sua carreira no Banco em 1979 e, depois de anos de trabalho dedicados a aposentadorias de colegas, decidiu só se aposentar em agosto deste ano, após a mudança da PP. Como ela, há colegas que, mesmo já tendo tempo de serviço suficiente, resolveram esperar a nova PP para tomar qualquer decisão. “Trabalhei por 14 anos com aposentadoria. Seja no Cesec-Sedan (RJ), onde comecei, seja na própria PREVI, onde encerrei minha carreira, pude acompanhar – e ajudar – os colegas na hora de pesar se valia a pena se aposentar ou não”, afirma. Costuma dizer que sua “clientela” eram os aposentados e os “aposentáveis”. “No meu dia-a-dia, vi colegas ficarem insatisfeitos com o valor do complemento da PREVI porque tomaram a decisão de se aposentar antes da mudança. No meu caso, esperei a nova PP para sair com uma aposentadoria mais justa. Chegou a hora de ter mais tempo para cuidar de mim”, conclui.

Acertos da PP na Fopag

Cerca de 47 mil associados receberam na Fopag de julho crédito referente à devolução de contribuições. Outros sete mil tiveram débito registrado na Fopag mas, por decisão da Diretoria, a PREVI creditou o mesmo valor na conta corrente do associado a título de acerto, no próprio dia 20 de julho.
Em junho de 2003, a Instituição havia utilizado o índice de 18% para reajuste dos benefícios e da PP. Entretanto, em janeiro de 2004, devido ao bom desempenho dos investimentos do Plano de Benefícios 1, foi possível conceder reajuste complementar de 10,21% aos benefícios, correspondente à diferença do IGP-DI (30,05%). Essa diferença, que não fora repassada à PP naquela ocasião, foi acertada em julho deste ano. Estes são os acertos finais relativos à alteração da PP e se referem ao período de junho de 2003 a novembro de 2005.

 
A Parcela PREVI foi fixada em R$ 1.468,21. De que maneira esse valor afeta o cálculo do benefício da PREVI?

O valor do benefício é influenciado por três fatores principais:
- Valor do Salário Real de Benefício (média dos últimos 36 salários corrigidos pela inflação).
- Tempo de filiação à PREVI (o benefício integral é obtido com 360 meses de contribuição).
- Valor da PP (que é base para o cálculo da PV e PR).

Fórmula de cálculo do benefício PREVI por tempo de contribuição

Benefício PREVI = (SRB X T/360) - PR

SRB é o Salário Real de Benefício. O SRB é a média dos últimos salários de participação, atualizados pelo INPC (indexador da PREVI).

T é igual ao tempo de contribuição à PREVI , limitado a 360 meses.

PR é um valor baseado na PP, apurado para cada associado, a partir de uma relação entre os valores da PV e o tempo de contribuição do associado ao INSS.

PV é a Parcela PREVI Valorizada. Corresponde ao valor, em cada mês, da média das PP relativas aos 36 meses imediatamente anteriores, atualizados pela variação do INPC.