|nº 117| Agosto 06

Nesta Edição » CAPEC - Amparo na invalidez
Pecúlio Invalidez: Amparo certo quando mais se precisa
Ao contratar o pecúlio Invalidez da Capec, o associado tem certeza de que vai receber exatamente 100% da importância segurada
Invalidez (s.f.) - Aquilo que só acontece com os outros e com o que não precisamos nos preocupar.

Claro, essa não é uma definição que vamos encontrar nos dicionários, mas é o sentimento de muitas pessoas. Muitas vezes, acreditamos que imprevistos só acontecem com os outros. O susto vem quando um amigo ou parente próximo sofre um acidente. Nessas horas, é que pensamos como vale a pena ser prevenido.

Alguns participantes consideram o pecúlio Invalidez da Capec muito caro e chegam a cancelá-lo. Realmente, muitos seguros no mercado oferecem cobertura maior a um custo menor. Porém, ao contratar o pecúlio Invalidez da Capec, o associado tem certeza de que vai receber exatamente 100% da importância segurada, independentemente da causa.

Essa prática é bem diferente daquilo que as seguradoras normalmente oferecem. Naquelas empresas, a cobertura para invalidez de vários seguros é um percentual da importância segurada e o percentual a ser pago - que até pode chegar a 100% - varia de acordo com o tipo de invalidez. Ou seja, ao contratar um seguro de vida com essa cobertura, o associado pode ou não receber o total da cobertura por invalidez.

De janeiro de 2001 a julho de 2006, a PREVI pagou 1.270 pecúlios invalidez Essa diferença pode ser crucial num momento em que o participante muitas vezes tem que lidar com uma nova realidade. “O dinheiro veio em boa hora, vai me auxiliar a pagar o restante da universidade de minha filha”, diz Antônio Mário Bertão, que aderiu ao PAI 50, em 2004 e se aposentou em maio de 2006. “A Capec está de parabéns, dei entrada em 29/7 e tudo correu sem problemas. Na mesma época, dei entrada no outro seguro que tenho e eles ainda vão fazer perícia”.

Além disso, muitos seguros não cobrem as chamadas doenças profissionais. “Não vale a pena pagar esse tipo de seguro. Não sei por que o outro seguro, que contratei antes de ter o problema, não paga invalidez, já que o INSS me aposentou por estar incapacitado para trabalhar como bancário”, diz José Pedro Piropo, ex-caixa da Agência Baixa dos Sapateiros (BA). Ele foi aposentado em maio deste ano por Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT).
Na Capec, não há burocracia, investigação para averiguar a causa da invalidez, nem demora para o associado receber o pecúlio. A única exigência é que o associado esteja aposentado por invalidez pela Previdência Oficial. Uma vez inscrito, não há carência. Porém, o pedido de inscrição pode ser indeferido caso o participante tenha estado em licença-saúde por mais de 30 dias, nos 12 meses anteriores à solicitação.

De janeiro de 2001 a julho de 2006, a PREVI pagou 1.270 pecúlios Invalidez. Atualmente, a importância segurada é única: R$ 100 mil e o valor mensal (prêmio) pago varia, de acordo com a faixa etária do participante.

Na Capec, não há burocracia, investigação para averiguar a causa nem demora para o associado receber o pecúlio