|nº 118| Set/Out 06

Nesta Edição » Notas de investimento

Mittal apresenta oferta para minoritários da Arcelor Brasil


   Acionistas da siderúrgica Arcelor Brasil estudam agora
   oferta da Mittal
A apresentação de Oferta Pública de Ações (OPA) pelo grupo indiano Mittal para aquisição das participações dos minoritários na Arcelor Brasil pode ser considerada mais uma vitória da PREVI na busca de seus direitos como acionista. A Mittal havia comprado o controle da Arcelor na Europa e relutava em fazer a oferta aos acionistas da Arcelor Brasil, conforme condição prevista no Estatuto Social da empresa. Posicionamento firme da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aliado à postura dos acionistas minoritários, levou os controladores à mudança de estratégia, com a apresentação da oferta.

O diretor de Participações da PREVI, Renato Chaves avalia que “o novo controlador adotou uma postura coerente com o discurso da Arcelor Brasil, de buscar crescer com o mercado de capitais”. Por outro lado, o preço oferecido revela que a metodologia utilizada para definição do preço não é a mesma adotada na oferta aos acionistas da Arcelor na Europa.

“Uma condição estatutária foi cumprida, com a apresentação da OPA, mas outro aspecto primordial não foi observado”, opina o diretor. A PREVI avalia as decisões a serem tomadas.

A Arcelor Brasil é uma das maiores siderúrgicas da América Latina. Reúne três das mais competitivas empresas do ramo no País. Belgo (incluindo a Acindar da Argentina), Cia. Siderúrgica de Tubarão (CST) e Vega do Sul. A PREVI possui 4,6% do capital total da siderúrgica.


   Operação fortalece estratégia de consolidação adotada
   pela CPFL

CPFL Energia compra a Companhia Luz e Força Santa Cruz

A CPFL Energia, empresa na qual a PREVI detém 31,11% do capital votante e total, adquiriu a Companhia Luz e Força Santa Cruz pelo valor de R$ 203 milhões. A Santa Cruz é distribuidora de energia elétrica com atuação em 24 municípios em São Paulo e em três no Paraná, o que representa carteira de mais de 161 mil consumidores. Com a aquisição, a CPFL Energia atinge 12,7% do mercado nacional de distribuição e fortalece sua estratégia de consolidação no setor.
Coelba atinge marca histórica de 4 milhões de contratos

A Coelba, terceira maior distribuidora de energia do País em número de clientes atendidos, atingiu a marca histórica de 4 milhões de contratos ativos. Esse número representa 12,8 milhões de pessoas ou 92,75% da população da Bahia com acesso à eletricidade. Parte desse crescimento deve-se a programas como Luz para Todos e Universalização para levar energia elétrica a milhões de brasileiros das áreas rural e urbana, respectivamente. A Bahia é o estado com a maior população rural do Brasil. A Coelba faz parte do Grupo Neoenergia, o maior do País em número de consumidores (mais de 7 milhões). A PREVI tem 49% de participação nesse Grupo, o que corresponde a 45,3% de participação direta e indireta na Coelba.