|nº 126| Jul/Ago 07

EDITORIAL
Aproveitar e construir oportunidades

No dia 15/9, a PREVI recepcionou uma delegação de representantes de 15 Fundos de Pensão dos Estados Unidos, que vieram ao Brasil em uma visita especialmente destinada a conhecer nossa economia e as principais instituições do “mercado” brasileiro. Foi uma reunião muito importante e ao mesmo tempo simbólica.

A reunião foi importante porque demonstra o interesse concreto de grandes investidores internacionais em aplicar seus recursos no Brasil. Este fenômeno vem acontecendo em um ritmo crescente. Primeiramente, chegaram os investidores com maior experiência em “mercados de risco”. Mas agora estão chegando justamente os investidores mais “conservadores”, que têm maiores restrições de aplicação em países que sejam percebidos como muito instáveis ou inseguros. E parece que é isto que está mudando no cenário internacional: o Brasil está deixando para trás a idéia de que é um país instável e inseguro.

Mas ao mesmo tempo a reunião foi simbólica. Em 2003, a PREVI, com a Petros e a Funcef, organizou o 1º Seminário Internacional dos Fundos de Pensão no Brasil. Trouxemos alguns representantes destes Fundos, especialmente a Calpers, um dos maiores do mundo. Mas naquela oportunidade o interesse no Brasil era muito menor. O País ainda era classificado como um lugar de alto risco. A conversa era travada com muita cautela.

Hoje o cenário é bastante diferente. E isto é bom, muito bom. Bom para as empresas brasileiras, bom para o mercado de capitais local, bom para o financiamento de projetos de todo o tipo.

Destacar esta situação não tem o objetivo de promover um otimismo exagerado. A intenção é apenas apresentar uma pequena fotografia do ambiente onde a PREVI tem atuado para assegurar as aposentadorias futuras de todos os seus associados. Recentemente (até para evitar que qualquer clima de euforia se instale) tivemos um período de turbulência nos mercados financeiros de todo o mundo, e, no mínimo, o evento serviu para nos alertar que não existe só bonança na economia mundial: existem riscos e muitas vezes eles estão ocultos. A questão é saber atuar com equilíbrio, aproveitando e construindo as oportunidades.

É neste contexto, de plantar e ver os frutos crescerem, que continuamos otimistas e felizes com todos os nossos resultados.

Sérgio Rosa