|nº 127| Set/Out 07

Nesta Edição » Capa - Motivos para aderir ao PREVI Futuro

Motivos para aderir ao PREVI Futuro

Funcionários das Gepes apresentam o Plano na posse dos novos colegas. Maioria adere desde o primeiro momento pelas vantagens oferecidas e pela perspectiva de uma garantia no futuro

Neste ano, estão sendo empossados milhares de novos funcionários no Banco do Brasil. Boa parte dos que passam no concurso é um pessoal jovem, em início de carreira. Graças a um convênio existente entre a PREVI e o Banco do Brasil, funcionários da Gerência Regional de Gestão de Pessoas (Gepes) apresentam o PREVI Futuro aos novos funcionários. O resultado dessa e de outras iniciativas é que, em média, 88% dos funcionários contratados pelo BB desde a criação do Plano, em 1997, hoje estejam associados.
Um dos funcionários que há mais tempo faz essa apresentação é João Farias de Assunção Filho, da Gepes Maranhão. Com sua experiência, acumulada desde 2002, João Farias diz que, após essa primeira exposição, a receptividade é muito boa. Uma de suas principais estratégias para “quebrar o gelo” é o humor. “Já começo dizendo que esse é seu primeiro dia de trabalho, mas a gente já vai falar de aposentadoria”, relata. “Depois dou alguns exemplos. Para quem é do Rio de Janeiro ou conhece a cidade, digo que, ao se associar, a pessoa pode chegar ao Iberostar (antigo Meridien) e dizer que é ‘dona do hotel’ ”, brinca com um dos investimentos da carteira da PREVI.
Rodrigo de Freitas Quirino, da Gepes em Belo Horizonte, é outro que está há alguns anos (desde 2003) fazendo essas apresentações. Para ele, o principal motivo por que as pessoas aderem é a solidez da PREVI, o tamanho de seu patrimônio, a forma da gestão, feita com transparência, mas, principalmente, pela rentabilidade. “Falo que em nenhuma outra aplicação eles têm rendimento de 100% ao mês”, conta, referindo-se à contribuição do BB no mesmo valor da que é feita pelos funcionários.
Para Juana Labres Tavares, da Gepes Rio, que fez apresentação do PREVI Futuro durante 2005, o que mais chamou sua atenção nesse período foram funcionários já aposentados pelo BB e que voltaram à ativa com intenção de aderir ao PREVI Futuro. “Quando apresentamos o Plano, estamos fazendo praticamente uma venda, mas é gostoso oferecer um produto que é bom, em que a gente acredita.”
Do outro lado, ouvindo os esclarecimentos do pessoal das Gepes, estão os bancários que tomam contato pela primeira vez com o PREVI Futuro, ou mesmo com um plano de previdência complementar. Esse é o caso da mineira Fátima Aparecida Rattis Teixeira, que tomou posse em Guaíra (SP) em 17 de setembro deste ano. Antes de ser funcionária, não conhecia a PREVI, só tinha ouvido falar que existia uma previdência complementar dos funcionários do BB. Para ela, a palestra da Gepes ajudou bastante, foi bem conduzida e ela aderiu ao PREVI Futuro. “Não sei como vai ficar a previdência daqui para a frente. Estou meio na contramão, tenho mais de 50 anos, mas espero trabalhar pelo menos mais uns 15 anos e ter um bom tempo de contribuição na PREVI”, diz.
Neurilene Soares Vilela de Oliveira, que tomou posse em 22 de setembro de 2007 em Rio Verde, Goiás, não conhecia a PREVI nem havia tido contato com outro fundo, mas também acabou aderindo depois das palestras. “O ponto que me atraiu foi a segurança para o futuro, tanto para mim quanto para meus familiares. A possibilidade de empréstimos também foi um estímulo.” Gustavo Nascimento Aguiar, que tomou posse no Banco no dia 15 de outubro como escriturário, no Rio de Janeiro, até já ouvira falar da PREVI. Mesmo tendo ficado com algumas dúvidas depois da palestra, decidiu aderir. “Com certeza vale a pena. O que atraiu mais foram os 100% de contribuição do Banco. Além disso, o rendimento é muito bom. Tinha um fundo muito parecido em outra empresa em que trabalhava, mas os rendimentos da PREVI são melhores”, avalia.
Quem já conhecia a PREVI praticamente desde o berço é a maranhense Camila Teresa Coelho Santos, que tomou posse em Balsas (MA) em 17 de setembro. Sua mãe foi funcionária do Banco e aposentou-se agora no mês de junho. “Foi ótimo para ela ter participado da PREVI e me instruiu a associar-me logo”, conta. “É uma certeza de que você vai ter uma aposentadoria, uma coisa segura. O rendimento também atraiu bastante, é melhor do que outros planos.”

Aqueles que ainda não aderiram
Apesar de quase todos os novos funcionários que entram no BB aderirem ao PREVI Futuro logo após as apresentações, segundo os instrutores ouvidos, há aqueles que preferem esperar um pouco mais. João Farias, da Gepes no Maranhão, diz que desses a maior parte considera que já tem muitos descontos e o salário é baixo no início.
O carioca Eliezer Moises Sherique, que tomou posse como escriturário do BB há três meses em Brasília, já conhecia a PREVI “por cima”, participou do encontro, mas não se associou porque preferiu esperar passar o período de experiência. “Pretendo me associar, principalmente porque o BB entra com 100% do que você coloca no fundo. Esse é o principal atrativo.” Marilis Tania Jurczyszyn, que tomou posse no Paraná em 23 de julho, também não aderiu ao PREVI Futuro num primeiro momento para esperar terminar o período de experiência. “Agora vou me associar. A PREVI é excelente, principalmente porque é uma segurança para o futuro, já que é um fundo sólido que dá uma garantia”, avalia.
A analista da Gepes em Curitiba Vera Lúcia de Oliveira Meyer, destaca motivos alegados por quem não adere: esperar o contrato de experiência e aderir quando estiver ganhando mais. Como argumento, para essas pessoas que preferem esperar um pouco mais, faz uma conta simples. “Se passar um ano, nesse tempo deixarão de ter poupado a parte de vocês e também a que o Banco já teria pago. Nenhuma aplicação rende esses 100% ao mês”, conclui.

Mais no Futuro e menos Imposto de Renda agora

O participante do PREVI Futuro pode aumentar suas reservas por meio de contribuição adicional (é voluntária e não há contrapartida do Banco). E tem um excelente motivo para fazer isso. Obrigatoriamente, todo mês é descontado para o Plano 7% do salário-de-participação (SP). Entretanto, a legislação permite a dedução no Imposto de Renda de até 12% do total dos rendimentos. Ou seja, a contribuição adicional é um ótimo investimento, pois ao mesmo tempo que aumenta a reserva do participante, diminui sua base tributável e, conseqüentemente, reduz o imposto a pagar ou aumenta o valor da restituição. Em suma, o participante faz a contribuição adicional e ganha duas vezes: no curto prazo, quando deduz o valor no IR; e no futuro, quando recebe seu benefício da PREVI.

É fácil aumentar as reservas
No Auto-atendimento do site da PREVI, você pode utilizar o simulador e verificar a conveniência de contribuir agora para aumentar seu benefício futuro. Para fazer contribuição opcional, basta preencher, assinar e encaminhar à PREVI o formulário específico disponível no site (seção Downloads / Formulários / Plano PREVI Futuro).