|nº 128| Nov/Dez 07

Nesta Edição » BENEFÍCIOS
Um lugar para chamar de seu
O que pensam os primeiros mutuários da Carim 2007 a utilizar o FGTS

“Morar em imóvel próprio tem um gostinho diferente, pois representa segurança para não ter a velhice comprometida. É muito importante, assim como ter previdência complementar”, conta Fernando Allah de Farias Moreira, assessor sênior de Tecnologia da Informação da Gerência de Sistemas Corporativos de Negócios (Ditec), em Brasília (DF), que assinou seu contrato no início de novembro.

O proprietário ficou tranqüilo com a confiabilidade da PREVI. Foi a terceira vez que ele utilizou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir imóvel. “Achei ótimo, pois de modo geral havia grande expectativa para usar o Fundo. No meu caso, poderia ter feito sem esse recurso, mas como abati integralmente o valor do Fundo, minha prestação reduziu bastante”, comemora. “O convênio com a Caixa Econômica Federal viabilizou a adesão de muitas pessoas para adquirir imóvel próprio”, afirma Fernando.

Antonia do Carmo Tomé, gerente geral da Agência Guarujá SP, assinou o contrato de compra e venda em fins de outubro. “O vendedor leu o contrato todo e disse: ‘Nossa, que juros, hein? É um negócio de pai para filho’.

Fiquei toda orgulhosa!”, conta ela. Antonia já pensava em financiar e utilizar recursos do FGTS para comprar um imóvel na praia. Em julho, foi transferida para o Guarujá.

“Foi uma feliz coincidência, a possibilidade de usar o FGTS na Carim 2007 saiu quando eu estava negociando o imóvel”, lembra.

Encontrar o imóvel que ela queria não foi fácil. “Fiz contato com muitos corretores de imóveis e informava que utilizaria o FGTS e financiamento, já tinha carta de crédito. Como para eles é uma venda à vista, acho até que fui mais bem tratada, pois eu sabia que o imóvel e o(s) vendedor(es) não podiam ter restrição, até para minha própria segurança”, rememora Antonia. “Os corretores diziam que levava uns 90 dias para receber, mas a PREVI paga em 50.” Demorou apenas 45 dias e ela encontrou o imóvel dentro das condições que queria e podia. O valor do FGTS é pago pela PREVI tão logo seja recebido o contrato devidamente registrado no RGI. Tanto Antonia como Fernando elogiaram o trabalho das empresas terceirizadas. Em conversa com funcionários da empresa, Antonia soube que dentre os vários clientes de grande porte que a empresa possui, a PREVI é a única que repassa ao vendedor do imóvel o valor do FGTS corrigido.

Na avaliação de Fernando, os funcionários da empresa foram extremamente profissionais, e ele considera que o processo confere confiabilidade para o vendedor do imóvel.

Outro fator de peso é a solidez de marcas como PREVI e Banco do Brasil. “Quando falo que sou funcionário do BB, isso abre portas, é um fator de credibilidade, transmite mais segurança para o vendedor, facilita a negociação, ajuda muito”, conta ele.

Ganhe tempo e evite problemas

Veja abaixo dicas importantes para evitar inconvenientes e agilizar o processo de financiamento da Carim 2007:

• Antes de iniciar o processo, leia atentamente o Guia do Financiamento, enviado para todos os convocados e disponível no hot site da Carim 2007.
• Não dê sinal, não assine qualquer documento, nem se comprometa com o negócio antes da avaliação do imóvel pela empresa terceirizada.
• Para sua segurança, verifique antecipadamente as condições e a documentação do imóvel e do(s) vendedor(es).
• Antes de iniciar o processo, veja se há alguma pendência, como falta de averbação de separação na certidão de casamento ou imóvel em inventário, caso este em que não é possível o financiamento pela Carim 2007.
• O crédito ao vendedor é sempre feito em conta corrente no Banco do Brasil.
• No caso de venda por procurador, a conta corrente a ser aberta no Banco do Brasil tem que ser em nome do vendedor e não do procurador.
• Lembre-se de que a empresa terceirizada está a sua disposição para tirar qualquer dúvida sobre o financiamento, a documentação etc.

Números da Carim 2007

Até o fechamento desta edição da Revista PREVI, 13.500 participantes já haviam sido convocados, o que equivale a 88% do total. Desde fevereiro de 2007, cerca de 15 mil participantes manifestaram interesse pelo financiamento da Carim 2007. Até o fim do ano, a PREVI irá cumprir o objetivo de convocar todos os que se manifestaram. É a PREVI fazendo sua parte para concretizar os sonhos de seus participantes.