|no 130| Março 08

CARTAS

NOVA TÁBUA DE MORTALIDADE

A matéria Impactos da Nova Tábua no PREVI Futuro (revista nº.128) contém afirmação que permite interpretação errônea. Tal afirmação diz que o participante, com a mudança da tábua, vai receber a renda mensal de aposentadoria por mais tempo. essa afirmação torna-se inválida considerando-se que a renda mensal de aposentaria pela PREVI é vitalícia.

Reginaldo Ykeda Hayashi
Carmo do paranaíba (MG)

RESPOSTA DA PREVI
A tábua de mortalidade permite ao atuário avaliar a quantidade de anos a serem vividos pelas pessoas do grupo. a nova tábua adotada pela PREVI, como cumprimento da determinação do Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC), reflete a realidade da população brasileira com relação ao crescimento da longevidade. dessa forma, pode-se dizer que o participante receberá aposentadoria por mais tempo já que é estimado que viverá mais.

RELATÓRIO ANUAL

Já está definida a data da publicação do relatório anual, assim como o relatório dos investimentos?

Daniel Bervian
Brasília (DF)

RESPOSTA DA PREVI
O relatório anual está em fase de elaboração e a data limite para publicação é 30 de abril, de acordo com o art. º da resolução MPS/CGPC nº 23, de 06/12/2006. O relatório de investimentos faz parte do relatório anual, determinado pela mesma resolução.

RESERVA PARA REVISÃO DE PLANO

Na Revista de jan/fev fala-se em “busca incessante de equalização nas aposentadorias...” e “quinto superávit de +- 3 bi que será alocado em reSerVa para reVISÃo de plano”. Pergunto:
1. Há necessidade de negociação com as entidades de classe?
2. ”Revisão de plano” inclui os já aposentados?
3. Existe algum calendário de negociação?
4. Qual o valor do superávit acumulado a ser negociado?

Luiz Carlos Hofmann
Guarapuava (PR)

RESPOSTA DA PREVI
A Revista informou que os bons números apontavam para um superávit acumulado de aproximadamente R$3 bilhões, contabilizados da seguinte forma: em reserva de contingência até o limite de 2% do exigível atuarial e o que ultrapassar esse limite em reserva especial para revisão do plano. A PREVI adota a prática de dar suporte às negociações entre a patrocinadora e as entidades de classe desde 1997. A primeira reunião deste ano realizou-se em 27 de fevereiro, em São Paulo. Como acontece em toda revisão de plano, estudos e negociações incluem também os aposentados. o valor em negociação é o que forma a reserva especial para revisão de plano. ou seja, cerca de R$37, bilhões, conforme o Balanço de 2007.

Envie suas cartas para Revista PREVI: Praia de Botafogo, 501, 4o andar, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22250-040 ou acesse o site. As correspondências devem trazer o nome completo e endereço do participante. Por razões de espaço disponível e de clareza, as mensagens poderão ser publicadas de forma reduzida. O editor reserva-se ainda o direito de selecionar as cartas a serem divulgadas.