|no 130| Março 08

ESPAÇO LIVRE

Há um mar no verbo amar

 

Há um mar no verbo amar
Liane dos Santos,
aposentada
letra Capital, 2007
80 páginas
O livro é uma coletânea de 30 anos da poesia de Liane dos Santos. De sua trajetória, lembra com carinho ter conhecido Mário Quintana, e de ter ouvido dele que ela era uma poeta. O elogio foi um estímulo para a autora que começou então a pensar em publicar seus poemas. Com o texto “Trinta anos”, ela conta de forma resumida o que aconteceu de importante nesse período. A publicação tem 49 poemas novos. O livro fala sobre as relações humanas; o estar no mundo, suas circunstâncias e conseqüências, além de alguns posicionamentos com relação à igualdade entre as pessoas e o respeito. Ao se comunicar, quer registrar sua resistência contra os preconceitos. “Há um mar no verbo amar” é o seu sétimo livro, lançado no Dia do Livro (29/10) do ano passado, data especialmente escolhida pela autora. Junto com a poesia, Liane soma à sua vida um livro infanto-juvenil, “Mimi reinventa o mundo”, publicado em 2005, em que narra a história de uma menina de 13 anos e a complexa condição humana, além do trabalho por 20 anos no Banco do Brasil. Para adquirir “Há um mar no verbo amar”, escreva para lily@infolink.com.br (edição limitada).
Curta Dica

O Banco do Brasil de Hoje e de Ontem
Marco Aurélio Machado da Silva,
Portal literário Editora, 2007
336 páginas

Marco Aurélio, ex-presidente da AAPBB (RJ), relata sua experiência como funcionário do BB nas décadas de 50 a 70. Seu caminho é vasto: passou por 18 agências no interior do país e participou das administrações no Chile e na Bolívia. No livro também há críticas às políticas e procedimentos do Banco. Entre em contato pelo email aapbb@aapbb.org.br ou ligue (21) 2232-7561 / 2509-0347.

O menino que queria voar
Flávio de Azevedo, aposentado
Litteris Editora, 2003
24 páginas

Flávio de Azevedo, ou Fafão, como assina, escreve esse livro para Cecília, sua filha, que sempre gostou de ouvir histórias. O personagem principal passa a imitar vaga-lumes, pombas, por acreditar que assim vai conseguir voar. Por exemplo, começa a comer só pipoca para fazer como as pombas. De forma humorada, porém realista, o menino percebe que não consegue voar e resolve aprender a nadar. A solicitação para adquirir o livro pode ser feita pelo e-mail fafao.az@terra.com.br.

Receitas para economizar até 70% no consumo de energia...
sem apagar a luz
José Maria dos Santos, aposentado
Ottoni Editora, 2006
51 páginas

Com o apagão como tema freqüente nos jornais, nada mais útil do que um livro que nos ensina a economizar energia. José Maria dos Santos, o autor, diz ter a receita pronta. Sem ser necessariamente didático, são experiências que podem dar certo para você também. A compra do livro pode ser feita pelo e-mail zacasantos@gmail.com.

Anjos do Bem e do Mal
Fausto Koichi, aposentado
Editora Protexto, 2007
96 páginas

“É uma ficção que desperta o homem para os valores da vida, muito além do mundo físico e material”, diz o autor. Fausto aborda a personalidade dos anjos que ajudavam o povo hebreu, bem como de seus descendentes: a criatura do mal, o proibido e a escravidão. Assim, descreve também a origem do mal na raça humana. Contato pelo e-mail fkoichi@uol.com.br ou compre pelo site da editora: www.protexto.com.br.

Confira na Sala de Estar do espaço Viver Bem do site da PREVI a divulgação de trabalhos artísticos, acadêmicos e extra-profissionais que expressam a manifestação artística dos participantes da PREVI.