|nº 132| Mai 08

Nesta Edição » Atendimento - Milhões de contatos por ano

Milhões de contatos por ano

PREVI tem investido continuamente no atendimento pela internet e pelo telefone

A PREVI vem a cada dia aprimorando o relacionamento com seu associado. Hoje existem canais como o 0800-729-0505 e a internet (previ.com.br), que permitem tirar dúvidas e resolver problemas com mais rapidez e segurança. São milhões de contatos anuais. Para se ter idéia, em 2007 ocorreram 2,3 milhões de atendimentos, mais que o dobro de 2003 (veja gráfico).
A natureza da consulta é diferente da prestada por bancos, lojas ou empresas de cartão de crédito. O participante costuma procurar a PREVI em momentos importantes de sua vida, como a aposentadoria, a compra da casa própria ou a aquisição de um empréstimo. São decisões que influenciam seu futuro e o dos familiares. Para dar essas informações com a dedicação e a presteza que o participante merece, são necessários investimentos contínuos, o que a PREVI vem fazendo. A equipe aumentou e está mais especializada. Hoje, são cerca de 60 funcionários, a maioria no 0800 e no e-mail.

Facilidade tecnológica
Com o avanço das tecnologias da informação, a tendência é que cada vez mais o contato passe a ser feito pela internet. Por isso, a PREVI criou novos serviços no site, como a possibilidade de consultar e adquirir pecúlios, simular Financiamento Imobiliário, contratar Empréstimo Simples, checar e imprimir o contracheque da aposentadoria. E tudo feito com segurança. Não há risco, por exemplo, de cópia de senha ou de violação dos dados pessoais.
Muita gente já está adaptada e usa o Auto-atendimento para facilitar a vida. É o caso de Edmilson Martins, de 70 anos, que está aposentado e por 25 anos trabalhou no Banco do Brasil, nas agências Madureira e Centro, no Rio de Janeiro. Para ele, a internet só traz vantagens. Usa, principalmente, para obter informações sobre Empréstimo Simples, verificar contracheque e saber notícias sobre direitos de aposentados. “Uso a internet porque é mais cômodo, mais prático. Quase tudo pode ser resolvido sem necessidade de telefonemas ou deslocamentos”, afirma. “E acho tudo muito fácil. Tento resolver tudo pelo Auto-atendimento.”
Seja pela internet, seja pelo 0800-729-0505, as informações do Autoatendimento estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. Como são informações de caráter pessoal, é necessário usar senha e ter matrícula na ponta da língua. Quem não tem senha pode cadastrá-la na hora, no próprio site ou por telefone. O Auto-atendimento é uma forma ágil e segura de obter informações. E mais: permite que os funcionários do atendimento possam se dedicar a consultas mais específicas de participantes, que, muitas vezes, dependem de pesquisa e auxílio das demais áreas da PREVI. Para garantir total segurança e privacidade das informações, as consultas de caráter pessoal devem ser solicitadas pelo próprio participante ou assistido.

Atendimento por funcionário
Há quem prefira enviar mensagem pelo Fale Conosco do site. Nesse caso, é fundamental selecionar corretamente o assunto (no Fale Conosco, há diversos assuntos, é só clicar) para garantir o direcionamento da dúvida para o funcionário que é especialista naquele tema. A resposta é enviada somente para o endereço eletrônico cadastrado no sistema da PREVI. Por isso, é imprescindível primeiro atualizar o email. É só acessar o Auto-Atendimento e clicar em Atualização Cadastral.
O atendimento no 0800 por um funcionário da PREVI é outra alternativa. Mas, se por um lado permite uma comunicação mais pessoal, por outro se restringe ao período das 8h às 18h, nos dias úteis. É interessante evitar os dias em que a central telefônica costuma receber mais consultas, como a semana em que a PREVI divulga contracheque de quem recebe benefício, e os horários de pico, principalmente no meio da manhã. Por telefone, o melhor horário para ser atendido é das 12h às 14h, quando há interseção dos dois turnos de funcionários. Normalmente, a espera pelo atendimento não costuma chegar a 2 minutos, exceto quando ocorrem fatos que concentrem o interesse de número expressivo de associados, como abertura da Carim e pagamento de benefícios decorrentes do superávit.
Uma dica é consultar antes a Seção Atendimento do site, onde há informações sobre os diversos serviços da PREVI, inclusive com perguntas e respostas mais freqüentes. É fundamental ler o site, a Revista PREVI e o infPREVI, onde são divulgadas informações que interessam a parcelas expressivas de associados.

Aperfeiçoamentos
Em busca do constante aprimoramento, funcionários do atendimento fazem uma espécie de intercâmbio com outras áreas da PREVI. Além disso, o menu de opções do 0800 está mais objetivo: as nove opções que existiam antes de o participante ser atendido foram reduzidas para duas. Em 2007, também foi iniciado o Projeto oTImizar, para que a Tecnologia da Informação busque atingir as grandes metas da PREVI, com a adoção das melhores e mais avançadas tecnologias, aliadas a modernas práticas de gestão. E isso vai se refletir também na melhora do atendimento para todos os milhares de associados.

Raio-X do atendimento

Tempo médio para resposta de e-mail
48 horas

Tempo médio de espera para atendimento pelo 0800
1 minuto e 50 segundos

Tempo médio do atendimento pelo 0800
2 minutos e 56 segundos

Solução quando não há resposta na hora
Em média, uma semana

É fácil usar o Auto-atendimento do site

  • Atualiza cadastro
  • Atualiza agência e conta (específico para quem já recebe benefício)
  • Consulta e imprime contracheque (específico para quem já recebe benefício)
  • Faz operações de empréstimo simples e financiamento imobiliário
  • Contrata pecúlio
  • Troca senha
  • Simula aposentadoria
  • Informa saldo de reservas
  • Simula renda (específico para quem é do PREVI Futuro)
  • Simula tributação (específico para quem é do PREVI Futuro)
  • Informa opções de permanência na PREVI para quem sai do Banco (específico para o pessoal da ativa)
  • Imprime demonstrativo de Imposto de Renda