|nº 132| Mai 08

Nesta Edição » Gestão - Despedida dos Conselheiros

Despedida dos Conselheiros

Administrar bem e fazer frutificar os recursos

“Nosso empenho, nesse tempo, foi no sentido de administrar bem e fazer frutificar os recursos dos Planos. Essa é a razão de ser da nossa Instituição. Acumulamos uma inquestionável riqueza que pertence aos participantes e à Patrocinadora. Findo o meu mandato, fica para o próximo presidente do Conselho Deliberativo o desafio de como tratar esses recursos. A preocupação com parâmetros de solidez deverá vir em primeiro plano. À luz do cenário que se avizinha, em que estabilidade financeira e desenvolvimento econômico e social trarão contínuo aumento na longevidade de nossos participantes, bem como redução significativa das taxas de juros na economia brasileira, será imperioso que se agrave a nossa tábua atuarial – indo além do mínimo que hoje exigem os reguladores –, bem como que se adote taxas de juros ainda mais baixas no cálculo do valor presente das obrigações futuras do Plano 1. Feito isso, o excedente estará disponível para retornar, em igualdade de condições, para aqueles que contribuíram paritariamente para o Fundo, participantes e patrocinadora.”
Aldo Luiz Mendes, presidente do Conselho Deliberativo

Sensação de dever cumprido

“Chegamos à PREVI entre a publicação da Resolução CMN 3.121 (hoje 3.456) e da Resolução CGPC 13, normas que pautaram nossa atuação. A primeira focando a aplicação dos recursos, a segunda, princípios, regras e práticas de governança, gestão e controles internos. Em comum, o objetivo de proteger os ativos garantidores e dar segurança aos participantes. Ao longo do mandato, o colegiado criou e aperfeiçoou o Relatório de Controles Internos, elaborado semestralmente, por exigência da citada CGPC 13. Um avanço nos controles e fiscalização. Hoje, com o sentimento do dever cumprido, agradecemos aos funcionários e dirigentes da PREVI e aos companheiros do Conselho Fiscal, que muito contribuíram para esta realização. A vocês, participantes, que me honraram com o seu voto, agradeço a confiança. Continuarei na Fecob,à disposição de todos.”
Paulina Pasquina Benedetti Terra, presidente do Conselho Fiscal

Voz aos que estão longe das grandes decisões

“Criado em 2006, com as prerrogativas de acompanhar a situação do Plano 1, solicitar pedidos de esclarecimentos, bem como apresentar propostas e sugestões, o Conselho Consultivo empenhou-se em cumprir suas atribuições e ir além. Tornou-se um canal importante entre o Corpo Social e a Diretoria, trazendo até a Sede os mais diversos assuntos que dizem respeito à nossa PREVI. Colaborou decididamente para algumas mudanças e discussões como, por exemplo, a adequação da taxa de recontratação de empréstimos simples, em fase final de estudos, e o debate da destinação do superávit do Plano 1. Muito há que se fazer, mas esta importante instância criada, o Conselho Consultivo, tem dado voz àqueles que estão distante das grandes decisões.”
José Paulo Staub, coordenador do Conselho Consultivo do Plano 1

Trilhamos o caminho correto

“Desde o ano de 2006, o Conselho Consultivo PREVI Futuro, junto com toda a equipe da PREVI, conquistou muitas vitórias. Comemoramos sucessivos auges nas adesões dos funcionários ao Plano, o que demonstra que trilhamos o caminho correto, de uma gestão transparente, eficiente e justa. Alocamos recursos em aplicações em Renda Variável, ação que permitirá, no longo prazo, que nossos associados conquistem maior qualidade de vida na aposentadoria com a maior valorização de suas reservas. Buscamos a praticidade com a implantação do Simulador de Rendas e com a simplificação no processo de aprovação do Empréstimo Simples. Enfim, estamos muito felizes em compartilhar essas conquistas e estaremos juntos com a equipe da PREVI buscando com todo o profissionalismo as melhores soluções na gestão do Plano para os nossos associados.”
Isabel Cristina dos Santos de Souza, coordenadora do Conselho Consultivo do Plano PREVI Futuro