|nº 132| Mai 08

Nesta Edição » Notas

Decisão favorável à PREVI na discussão com a Ambev

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) negou recurso da Ambev quanto à discussão judicial sobre os bônus de subscrição emitidos pela Brahma em 1996. A PREVI adquiriu, na ocasião, bônus que lhe garantiam o direito de subscrever os títulos a um preço inferior ao de face, caso houvesse aumento de capital na companhia na sua vigência.
A decisão da Justiça confirma que o aumento de capital realizado pela Ambev no plano de opção de compra de ações, oferecido a seus funcionários, se enquadra nessa cláusula de ajuste. Nesse caso, a PREVI e os demais investidores terão o direito de transformar seus bônus em ações da companhia – pelo mesmo preço oferecido aos funcionários à época – e ainda receber todos os dividendos que foram distribuídos desde abril de 2003, corrigidos e com juros, o que deve gerar ganhos nominais consideráveis.
A Ambev ainda pode apelar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a expectativa é de que o recurso seja mais uma vez negado e que a discussão seja
encerrada.

Faturamento da perdigão
A Perdigão fechou o primeiro trimestre de 2008 com faturamento bruto de R$ 2,85 bilhões, valor 59,5% superior ao obtido em igual período do ano anterior. O resultado reflete a boa performance registrada nos mercados interno e externo, com o fortalecimento das bases da companhia no Brasil e no exterior, a partir da incorporação das operações da Eleva e da Plusfood. Os investimentos dos Planos 1 e PREVI Futuro na Perdigão correspondem a 14,11% do total de ações, equivalente a cerca de R$ 1,3 bilhão.

Parâmetros para investimento responsável
Com o objetivo de fortalecer a atuação da PREVI dentro dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), a Diretoria determinou que o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) será utilizado como um dos critérios para seleção de ativos que compõem as carteiras de investimento dos Planos de Benefícios da PREVI. O Índice busca refletir o retorno da carteira composta por ações de empresas com reconhecido compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Relatório no site
Está disponível no site www.previ.com.br a versão digital do Relatório Anual 2007. O Relatório é uma exigência legal no qual devem constar as atividades do exercício anterior, demonstrações contábeis e pareceres. Em prol da transparência da gestão, a PREVI divulga informações adicionais que facilitam a compreensão dos assuntos pertinentes à Caixa de Previdência. A versão impressa do Relatório foi enviada em abril aos participantes da ativa, aposentados e pensionistas, exceto àqueles que declinaram do recebimento. Essa opção pode ser alterada pelo site da PREVI, na seção Auto-atendimento, opção Atualização Cadastral.