|nº 133| Jun 08

Nesta Edição » Capa - Compromisso com os associados

Compromisso com os associados

Conselheiros e diretores executivos tomam posse com o compromisso de manter a segurança do Fundo, com gestão transparente

Imagine toda a população de uma cidade como Vitória da Conquista (BA) ou Presidente Prudente (SP) votando para escolher seus representantes, mas com uma diferença – esses votos têm de ser coletados em praticamente todos os municípios do país. Sem contar que está em jogo a administração do patrimônio que garante a aposentadoria desses eleitores. É isso que acontece na PREVI, num processo que envolve mais de 160 mil pessoas.

A cada dois anos, é renovada parte da gestão, com a eleição pelos associados e a indicação pelo BB de parte do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e dos Conselhos Consultivos dos dois Planos. Neste ano, não foi diferente, os participantes elegeram o diretor de Seguridade, José Ricardo Sasseron, e foram indicados pelo BB os diretores de Investimentos, Fábio Moser, e de Participações, Joilson Ferreira, além dos presidentes do Conselho Deliberativo e do Fiscal (veja a nova composição da direção da PREVI abaixo).

A vontade dos participantes foi definida num processo iniciado em fevereiro e que terminou no final de maio com a eleição da Chapa Competência, Segurança e mais Benefícios (veja o resultado ao lado). “Todos que concorreram no processo eletivo e foram indicados têm noção da grande responsabilidade que é dirigir a PREVI, de garantir os benefícios dos participantes e de seus familiares”, afirma o presidente Sérgio Rosa. “Neste momento, é importante também agradecer a todos que estão saindo pelo trabalho intenso e fraterno, pois os resultados da PREVI vêm de uma ação coletiva, tanto dos eleitos quanto dos indicados pela patrocinadora. Todos cumpriram seus mandatos com inteligência, zelo, fraternidade e extremo profissionalismo.”

Trabalho competente

O novo presidente do Conselho Deliberativo, José Maria Rabelo, indicado pelo BB, lembrou na posse que ao assinar a ficha de ingresso na PREVI, há algumas décadas, jamais imaginou chegar à direção do Fundo. “Tenho consciência da responsabilidade de todos nós, mas também confiança no trabalho que vem sendo feito pela diretoria e pelos conselhos. Não teríamos chegado ao ponto que chegamos se não fosse o trabalho eficiente e competente na defesa dos diversos públicos de interesse que sustentam a PREVI”, diz. “Fazemos parte de um sistema maior. E numa Entidade que serve de exemplo para o Brasil e para o mundo”, (veja entrevista com o novo presidente do Conselho à página 14).

O diretor de Seguridade, José Ricardo Sasseron, falando em nome dos eleitos, agradeceu aos associados pela confi ança. Para ele, o próprio nome da chapa é a maneira de espelhar a forma como devem ser geridos os recursos dos associados, “com toda a competência e responsabilidade, para a gente não botar em risco o patrimônio de mais de 160 mil pessoas; com segurança, porque é fundamental saber que os associados receberão suas aposentadorias pelas próximas décadas. E mais benefícios, porque quando existe superávit, ele não vale nada se não for transformado em retorno maior para os associados”, conclui.

Conceitos de governança corporativa

Na posse, o presidente Sérgio Rosa também lembrou os princípios que norteiam a administração, em busca de transparência e segurança para os associados. Para ele, é importante um conceito usado internacionalmente, de que o gestor de um fundo de pensão é um “trustee”, representante fiduciário dos recursos administrados. E lembrou princípios do código de conduta de uma instituição norte-americana, entre eles, agir em boa fé e no melhor interesse dos participantes e beneficiários; agir com prudência e cuidado e com habilidade; agir com competência e diligência; manter independência e objetividade para evitar conflitos de interesses e relacionar-se de maneira justa, objetiva e imparcial com todos os participantes e beneficiários.

Diretoria Executiva
Diretoria é renovada com as indicações de Fábio Moser e Joilson Ferreira pelo BB.
José Ricardo Sasseron foi reeleito para a diretoria de Seguridade

Sérgio Ricardo Silva Rosa
Presidente – Indicado pelo BB, com mandato até 31/5/2010

É presidente da PREVI desde 2003. Preside também o Conselho de Administração da Vale. Integrou o Conselho de Administração da Brasil Telecom. É formado em Jornalismo pela USP e está na PREVI desde junho de 2000, quando foi eleito diretor de Participações. Posteriormente, ocupou o cargo de diretor de Administração. Foi vereador em São Paulo e presidente da Confederação Nacional dos Bancários. Integra o Grupo Executivo constituído pela ONU para gerir o programa “Princípios para o Investimento Responsável (PRI)”. Foi escolhido o “Dirigente de Fundo de Pensão do Ano” em 2006 pelo Instituto Cultural de Seguridade Social (ICSS).

Cecília Mendes Garcez Siqueira
Diretora de planejamento – Eleita pelos participantes, com mandato até 31/5/2010

Diretora de Planejamento eleita pelos associados desde 2004, Conselheira Deliberativa na Anabb e Conselheira de Administração na CPFL, indicada pela PREVI. É graduada em Psicologia (Funrei-MG) e Educação (UnB-DF), pós-graduada em Formação Geral para Altos Executivos e em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão pela FGV/DF e mestre em Administração pelo Ibmec-RJ. Especialista em Gestão de Fundos de Pensão pela Wharton School, Philadelphia, EUA. Foi diretora da Anabb de 1998 a 2003 e Conselheira Deliberativa eleita da PREVI em 2002/2004. No Banco do Brasil, exerceu várias funções, de Caixa Executivo a Coordenadora de Equipe, até assumir a diretoria da Anabb em 1998.

Fábio de oliveira Moser
Diretor de Investimentos – Indicado pelo BB, com mandato até 31/5/2012

Exercia a vice-presidência de Governança e Negócios Corporativos da Brasil Telecom e a presidência dos Conselhos Deliberativos da Fundação Sistel de Seguridade Social e das fundações 14 e BrTPrev, além de integrar o Conselho de Administração do IG. Atuou como gerente de acompanhamento de empresas estratégicas no setor de telecomunicações da PREVI, onde trabalhou de 1999 a 2005. Já foi membro do Conselho de Administração de cerca de dez empresas. Exerceu cargos de gerência no BB, onde ingressou em 1982 como menor-aprendiz. É graduado em Administração pela Cândido Mendes, tem mestrado em Administração e MBA em Finanças pelo Ibmec, além de cursos de extensão em Governança pela Harvard Business School.

Francisco Ferreira alexandre
Diretor de administração – Eleito pelos participantes, com mandato até 31/5/2010

À frente da Diretoria de Administração desde 2003, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas e em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Maceió. É pós-graduado em Economia e Gestão das Relações de Trabalho pela PUCSP e tem MBA em Finanças Corporativas pela PUC-Rio e especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pelo Insead, Fontainebleau, França. Bancário desde 1978, é vice-presidente do Conselho de Administração da Perdigão S.A.

Joilson Rodrigues Ferreira
Diretor de participações – Indicado pelo BB, com mandato até 31/5/2012

Graduado em Direito pela USP e pós-graduado em Gestão e Finanças Corporativas pela FGV-Rio, era gerente executivo da Diretoria de Mercado de Capitais (RJ). Foi diretor da Cassi (1992 a 2000) e vice-presidente do Ciefas (atual Unidas) por dois mandatos. Na PREVI, foi assessor, gerente e diretor interino nas diretorias de Participações e Administração (2000 a 2002), chefe de Gabinete (2003 a 2004) e conselheiro consultivo (2006 a 2008). Integra o Conselho de Administração da Neoenergia e de suas controladas Coelba, Celpe e Cosern. Foi membro do Comitê de Gestão e Finanças da Visanet e do Conselho de Administração da CPFL. No BB desde 1976, quando ingressou como menor-aprendiz, trabalhou na Agência Centro São Paulo e no Cesec Líbero Badaró (SP).

José Ricardo Sasseron
Diretor de Seguridade – Reeleito pelos participantes, com mandato até 31/5/2012

Presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) e representante dos trabalhadores no Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC), órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social que regulamenta a Previdência Complementar. Foi diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenou a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil. É bacharel em História pela USP e técnico em Contabilidade. Foi conselheiro fiscal e deliberativo eleito da PREVI. No Banco do Brasil desde 1980, trabalhou na Gerel de São Paulo.

Conselho Deliberativo
Foram eleitos quatro novos conselheiros deliberativos e indicados dois pelo BB

José Maria Rabelo

Presidente do Conselho Deliberativo. Conselheiro titular indicado pelo BB com mandato até 2012. É vice-presidente de Negócios Internacionais e Atacado no Banco.

Nilson Martiniano Moreira

É conselheiro suplente indicado pelo BB, com mandato até 2012. No Banco, ocupa o cargo de Diretor de Controladoria.

Juraci Masiero

Conselheiro titular indicado pelo Banco do Brasil, com mandato até 2010. Ocupa o cargo de diretor de Gestão de Pessoas no Banco.

José Luis Prola Salinas

Conselheiro suplente indicado pelo BB, com mandato até 2010. Atua no Banco do Brasil como vice-presidente de Tecnologia e Logística.

Izabela Campos alcântara Lemos*

Indicada pelo BB como conselheira titular, com mandato até 2010. É diretora de Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental.

* sem suplente

Mirian Cleusa Fochi

Conselheira titular eleita, com mandato até 2012. É diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Waldenor Moreira Borges
Filho

Conselheiro suplente eleito, com mandato até 2012. Aposentado, é o presidente da Afabb-SP. É presidente do Conselho Deliberativo da AABB-SP.

Odali Dias Cardoso

Conselheiro titular eleito, com mandato até 2010. É aposentado e presidente da AABB-RJ.

Luiz Carlos Teixeira

É conselheiro suplente eleito, com mandato até 2010. Éaposentado e dirigente da UGT, do Sindicato de Ribeirão Preto e da FEEB SP/MS.

William José Alves Bento

Conselheiro titular eleito, com mandato até 2012. É diretor administrativo e financeiro da Anabb e da Coopanabb.

José Souza de Jesus

Conselheiro suplente eleito, com mandato até 2012. É presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe e secretário-geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

Conselho Fiscal
Quatro novos conselheiros: dois eleitos e dois indicados terão mandato até 2012

Carlos Alberto Guimarães de Sousa

Presidente do Conselho Fiscal. Conselheiro titular eleito, com mandato até 2010. É presidente do Esporte Clube Satélite.

Fernanda Duclos Carisio

Conselheira suplente eleita, com mandato até 2010. É aposentada e diretora honorária do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

Romildo Gouveia Pinto

Conselheiro titular eleito, com mandato até 2012. Aposentado, é membro do Conselho de Administração da Cooperforte e do Conselho Deliberativo da Anabb.

Francisco de Assis Chaves Costa (Chicão)

Conselheiro suplente eleito, com mandato até 2012. É diretor de estudos socioeconômicos do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Antônio Rubem de Almeida Barros Jr.

É conselheiro titular indicado pelo BB, com mandato até 2010. É gerente executivo da Coger (DF).

Eduardo Cesar Pasa

Conselheiro suplente indicado pelo Banco do Brasil com mandato até 2010. É gerente executivo da Coger (DF).

Lúcio Tameirão Machado

Conselheiro titular indicado pelo BB, com mandato até 2012. Gerente executivo da Coger (DF).

Rudinei dos Santos

Conselheiro suplente indicado pelo Banco do Brasil com mandato até 2012. É gerente executivo na Auditoria Interna.

Conselho Consultivo - Plano 1
Composição tem seis novos nomes com mandato até 2012

Antonio Gonçalves de Oliveira

Conselheiro titular eleito, com mandato até 2012. Aposentado, é presidente do Conselho Deliberativo da Anabb.

José Paulo Staub

Conselheiro suplente eleito, com mandato até 2012. Aposentado, é diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR).

Pedro Carlos de Mello

Conselheiro titular indicado pelo BB, com mandato até 2012. É gerente geral na Coger (DF).

Carlos Alberto Araújo Netto

Conselheiro suplente indicado pelo Banco do Brasil, com mandato até 2012. No Banco, é gerente geral na Gepes São Paulo.

Carlos Frederico Tadeu Gomes

Conselheiro titular indicado pelo Banco do Brasil, com mandato até 2012. É assessor master na Diretoria de Responsabilidade Socioambiental.

Oscar Viviano de Freitas

Conselheiro suplente indicado pelo BB, com mandato até 2012. É gerente geral na Agência São Pedro (BA).

João Antônio Maia Filho*

É conselheiro titular eleito, com mandato até 2010. É aposentado e presidente da Afago (GO).

 

Emílio Santiago Ribas Rodrigues*

É conselheiro titular eleito, com mandato até 2010. É diretor de Relações Externas e Parlamentares da Anabb.

 

Dinoel Rodrigues Brito*

Conselheiro titular indicado pelo BB, com mandato até 2010. É gerente de equipe da Dires (DF).

* sem suplente

Conselho Consultivo - Previ Futuro
Metade é renovada com a indicação de quatro membros pelo BB e a eleição de dois

Luciana Athaide Brandão Bagno

Conselheira titular eleita, com mandato até 2012. É assistente de Negócios na Agência Anchieta em Belo Horizonte (MG).

Júlio César Soares Vivian

Conselheiro suplente eleito, com mandato até 2012. É diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

Humberto Fernandes de Oliveira

Conselheiro titular eleito, com mandato até 2010. É gerente de contas da agência Guararapes (SP).

Pablo Sanches Braga

É conselheiro suplente eleito, com mandato até 2010. É analista da Ajure (BA).

Rodrigo Lopes Britto

É conselheiro titular eleito, com mandato até 2010. É presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília (DF).

Wagner de Sousa Nascimento

Conselheiro eleito suplente, com mandato até 2010. É diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região.

César Augusto Jacinto Teixeira

Conselheiro titular indicado pelo BB, com mandato até 2010. É assessor sênior da Dires (DF).

Jeane Filgueiras Aledi

É conselheira suplente indicada pelo BB, com mandato até 2010. É analista da Gepes (RJ).

Dina de Fátima Viegas da Silva

Conselheira titular indicada pelo BB, com mandato até 2012. É gerente geral na Gepes Manaus (AM).

Lívia Fernanda Machado da Silva

Conselheira suplente indicada pelo BB, com mandato até 2012. É analista na Gepes Salvador (BA).

Igor de Barros Magalhães

É conselheiro titular indicado pelo BB, com mandato até 2012. É Assessor Pleno na Diretoria de Gestão de Pessoas.

Andréa Franklin Monteiro dos Santos

Conselheira suplente indicada pelo BB, com mandato até 2012. É analista na Gepes Recife (PE) e educadora da Universidade Corporativa BB.