|nº 135| Ago 08

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Comunicação
Pela amostragem, 63,63% dos associados consideram-se bem e muito bem informados sobre a PREVI. Os que afirmam serem razoavelmente informados são 29,25%, sendo que 6,01% dos entrevistados consideram-se mal ou muito mal informados. O 1,11% restante não opinou.
Mais da metade dos entrevistados, 56,62%, acompanha sempre ou freqüentemente as notícias institucionais, 32,88% acompanham de vez em quando e 10,5% nunca, ou quase nunca, buscam informações sobre a PREVI. A Revista é o meio de informação mais importante sobre a Instituição para 47,5%, seguida pelo site, com 29,88%, e pelo SISBB, com 12,38%.
Dos entrevistados, 45,25% sempre lêem as publicações institucionais. A maior parte desse público é composta por aposentados e pensionistas. Segundo os participantes da pesquisa, as notícias são de seu interesse, estão atualizadas, a linguagem é clara e de fácil compreensão, e o conteúdo esclarece dúvidas dos associados. Também foi apontada melhora na qualidade da informação prestada.
O Relatório Anual também foi analisado e, quanto à clareza da linguagem, foi considerado por muitos como árido e de difícil compreensão para quem não tem formação na área contábil. Para quem lê o Relatório, foram considerados mais importantes o balanço e as demonstrações contábeis, a política e o demonstrativo de investimentos, e as informações sobre a gestão da PREVI.

Central de Atendimento é a mais usada
Segundo a pesquisa, 45,25% dos entrevistados entraram em contato com a Instituição em 2007, principalmente associados da ativa do Plano 1 e aposentados. A Central de Atendimento 0800-729-0505 foi o veículo preferido, seguido pela seção Fale Conosco do site PREVI. O principal motivo para contato foi solicitar algum serviço ou obter informação individual específica.

Produtos e serviços
A pesquisa confirmou que o Empréstimo Simples é o produto mais utilizado, seguido pelo financiamento imobiliário (na época disponível apenas para participantes e assistidos do Plano 1), pela Carteira de Pecúlios e pelo Cartão PREVI. Os entrevistados apontaram os mesmos pontos fortes para o Empréstimo Simples e o financiamento imobiliário: acesso às informações, agilidade na aprovação informações e prazo para pagamento.

Expectativas para o futuro
Para a maioria dos entrevistados, participar de Plano de Benefícios é garantia de tranqüilidade no futuro. Além disso, grande parte dos participantes da pesquisa pretende permanecer como associado na PREVI mesmo não tendo mais vínculo com o Banco do Brasil. Têm essa expectativa 93,29% dos entrevistados que são do Plano 1 e 81,93% dos pesquisados, filiados ao PREVI Futuro.
O relatório final do instituto conclui que: “a PREVI continua sendo vista como uma organização sólida, fonte de segurança para os associados, fruto da continuidade de uma relação duradoura com o BB, do qual, na perspectiva dos associados é indissociável. Essa estreita vinculação da sua imagem ao Banco acrescenta consistência aos traços, solidez, confiabilidade e segurança”.

 

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