|nº 145| Out 09

CARTAS
NÚMERO DE PENSIONISTAS

Gostaria que fosse confirmado o número de pensionistas divulgado no site referente ao 2o trimestre de 2009, pois de um número que só aumentava, do 1º trimestre para o 2º trimestre de 2009 houve uma redução de 1.250 pensionistas.
Daniel Elias Silveira
Curitiba (PR)

Resposta da PREVI
A informação constante no site da PREVI está correta. Esclarecemos que a redução apontada deve-se à exclusão da contagem de benefi ciários de pensão dos assistidos que somente possuem encargo de benefício INSS, seguindo a mais recente metodologia de apuração de indicadores constante da Instrução Normativa nº 26 da Secretaria de Previdência Complementar – SPC.

ELOGIO

Com os sucessivos déficits no INSS, consequência de fatos como o aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população brasileira, torna-se cada vez mais necessário pensarmos em previdência privada, pois a política previdenciária no Brasil ainda não ajustou seu leme. O fato é que o retrato do Brasil mudou: estamos nos tornando um país velho. Com taxa de fecundidade baixa (média de 2,1 filhos por casal) e com o envelhecimento da parcela de pessoas economicamente ativas, o aumento no número de idosos tornou-se um problema para a previdência oficial, pois recairá sobre a população economicamente ativa – cada vez menor – o ônus tributário de manter a qualidade dos benefícios dos aposentados – cada vez em maior número e por mais tempo. O PREVI Futuro para nós funcionários, bem como o Brasilprev Júnior para os nossos filhos é uma das maneiras mais viáveis de nos precavermos em tempo hábil de algo até então inevitável: o crack do INSS. Muito propícia foi a matéria “PREVI Futuro – formação de saldo”, da edição nº 143, da Revista PREVI: clara, precisa e concisa. Parabéns.
Leonardo Silva Petuba
Nova Xavantina (MT).

PREVI E CASSI

Sobre a matéria da Revista nº 143: “PREVI e CASSI desenvolvem estudo em conjunto”, parabenizo tal iniciativa, a qual gerará, naturalmente, avanços em nossas duas grandes Entidades.
Domingos Dias Sorze
Pederneiras (SP).

Envie suas cartas para Revista PREVI: Praia de Botafogo, 501, 4º andar, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22250-040 ou acesse o site. As correspondências devem trazer o nome completo e endereço do participante. Por razões de espaço disponível e de clareza, as mensagens poderão ser publicadas de forma reduzida. O editor reserva-se ainda o direito de selecionar as cartas a serem divulgadas.