|nº 148| Mar 10

EDITORIAL
Planejando o Futuro

Em 2009, a PREVI fez um trabalho de reestruturação da estratégia de investimento no setor imobiliário. No passado, esse segmento era visto com certo preconceito e acabou secundarizado como foco de investimento dos fundos de pensão. De um lado, as altas taxas de juros praticadas no Brasil tornavam o mercado imobiliário pouco atrativo. Os juros atrapalhavam tanto o financiamento para construção e aquisição quanto a comparação entre a renda de aluguel e os rendimentos dos títulos públicos.

Outro problema era a pouca transparência na formação de preço dos edifícios. A negociação de um imóvel ocorre de forma direta entre o proprietário e o adquirente, e o preço leva em conta as condições do momento, não existindo um mercado organizado como a bolsa (para as ações) ou leilões abertos (no caso dos títulos públicos).

Apesar disso, a PREVI formou uma carteira diversificada para o Plano 1, cuja rentabilidade passou a apresentar desempenho interessante nos últimos anos. A estabilidade e o crescimento da economia corrigiram os problemas anteriores. E procedimentos bem estruturados para avaliar e definir o preço dos imóveis trazem mais segurança para os processos de compra e venda.

O trabalho realizado ajudou a PREVI a rever suas estratégias e processos, e isso nos levou a apostar novamente no segmento, com novas aquisições ocorrendo já em 2009. Ao mesmo tempo, também o Plano PREVI Futuro está autorizado a investir nesse segmento.

Aproveitando a experiência, em 2010 a PREVI também está revisitando as suas estratégias de investimento no segmento de Renda Variável. A Resolução CMN 3.792 dividiu esse segmento, separando as aplicações em fundos estruturados das aplicações em ações. O mercado também está mais dinâmico, novos setores estão se destacando e o investidor precisa escolher as suas estratégias, formar parcerias e aprimorar as suas competências para aproveitar da melhor forma possível as oportunidades.

A PREVI tem experiência importante como investidora no setor, mas nunca é demais buscar melhorias. Com a colaboração de uma consultoria, estamos rediscutindo nossas práticas e nossas carteiras, buscando um posicionamento consciente e sólido para um novo ciclo de crescimento que se apresenta para o País e paras as empresas.

Essa decisão está dentro das metas do Plano Estratégico definido pela PREVI em 2009 e corresponde a nossa visão de que o sucesso de amanhã começa a ser construído com antecedência, com um processo contínuo de aprendizado e melhoria. Esperamos assim deixar a PREVI preparada para os desafios e oportunidades que exigem cada vez mais competência e atitude.

Um abraço para todos, Sérgio Rosa