| nº 157 | Fev 2011

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Perto da aposentadoria

PREVI presta assessoria individual, com dia e hora marcados, para ajudar o participante a tomar suas decisões sobre a aposentadoria

Na hora da aposentadoria, ou mesmo antes de completar os requisitos necessários para o benefício, sempre surgem diversas dúvidas, como o melhor momento para sair do Banco, qual o valor que será recebido, como encaminhar a papelada etc. Para ajudar a tomar uma decisão que influenciará pelo resto de sua vida, a PREVI lançou programa de assessoria previdenciária, que dá atendimento personalizado aos participantes.

É simples: o interessado passa seus dados e agenda o atendimento pela Central 0800-729-0505 ou pelo Fale Conosco do site PREVI. No horário agendado, um funcionário especialmente treinado liga para o número de telefone determinado e tira todas as dúvidas a partir das informações existentes no sistema da PREVI. Por isso, é importante, antes de ligar, verificar se todos os contratos de trabalho anteriores ao Banco do Brasil estão cadastrados, com data de início e de término, e se os dados pessoais, como telefone e e-mail, estão atualizados. Essas informações devem ser passadas no momento do agendamento.

 

Serviço ajuda você a se planejar
Foi o que fez Adson Bandeira Tolentino, que trabalha na Tecnologia, no edifício Sede 4 do BB em Brasília. Na realidade, já dera entrada no seu pedido de aposentadoria no INSS por ter completado 35 anos de contribuição quando ficou sabendo, por um colega, que a PREVI disponibilizava essa consultoria individual. "Mandei um e-mail solicitando atendimento porque estava em vias de me aposentar e queria informações melhores. Achei o atendimento muito interessante, porque me foi enviada primeiramente uma planilha com os valores que seriam considerados para o meu benefício na PREVI, o que chamam de memória de cálculo. Com base nesses números, para mim, ficou claro que era interessante esperar pouco mais de um ano para dar entrada no pedido na PREVI, porque, assim, conseguirei substituir valores de contribuição baixos por outros mais atuais. Isso influenciará em cerca de 40% o valor que receberei. É um período curto e vale a pena esperar porque reflete no que vou receber por todo o tempo que estiver aposentado", conclui Adson. Agora, ele diz que recomenda para todos os colegas que estão pensando em aposentadoria que também usem esse serviço da PREVI.

É bom ressaltar que o programa de assessoria previdenciária passa todas as informações para que a decisão fique a cargo do associado. Como explica Adson, "a pessoa que me atendeu disse para eu tomar uma decisão bem certa porque valeria para a vida toda. Por isso estou aconselhando um amigo que está na mesma situação a também procurar, porque é melhor que as informações sejam passadas por quem entende."

Outro que destaca esse aspecto, de ter alguém especializado que analisa suas informações pessoais, é Maurício Martins Andrade, de Araçuaí (MG). Ele afirma que ficou sabendo da consultoria pelo site da PREVI e, depois do atendimento, passou a também indicar para todos os colegas. "Na hora de tomar uma decisão dessa todo mundo dá palpite, fala coisas. Esse atendimento da PREVI foi bom porque pude tirar todas as minhas dúvidas, era preto no branco, me mostraram todos os números", explica.

Diferentemente de Adson, Maurício calculou quanto perderia por sair do BB antes de completar 30 anos de contribuição, mas tomou a decisão por conta de outras atividades profissionais que desenvolve. "Minha dúvida principal era se saía no momento ou esperava completar 30 anos de contribuição. Eles foram bem claros, me mostraram todos os cálculos, me disseram quanto perderia e me deixaram bem à vontade para tomar minha decisão. Saí por conta de outras atividades que tenho, fiz as contas e decidi", conclui.

Como e quando se aposentar é uma escolha pessoal, ressalta José Ricardo Sasseron, diretor de Seguridade da PREVI. "O que queremos é estudar, com o associado, as alternativas e possibilidades para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para seu futuro", explica.

 

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