PREVI - Relatório Anual 2007



Uma PREVI forte

Planos de Benefícios 1

Segmentos
Imóveis

O segmento de investimentos imobiliários é formado por participações em shopping centers, edifícios comerciais para aluguel, hotéis e outras unidades. A rentabilidade alcançou 16,61% em 2007, apresentandose como um segmento alternativo interessante para a diversificação dos investimentos. O valor total da carteira em dezembro chegou a R$ 2,9 bilhões.

A carteira contribuiu com receitas líquidas da ordem de R$ 269 milhões, oriundas de aluguéis. As reavaliações (39 imóveis) representaram ganho de R$ 159 milhões. E foram vendidas unidades no valor total de R$ 113 milhões, dentro de uma política de atualização do estoque de imóveis.

Para efeito de gestão, o segmento é dividido em imóveis que atendem os mais elevados padrões de exigência (carteira padrão); em imóveis cujo uso econômico encontra-se em reestruturação; em imóveis para venda (desfazimento) e fundos de investimento em ativos imobiliários.

Atuação da PREVI reduz vacância
No acompanhamento dos contratos de locação, a PREVI participa ativamente de todos os eventos de caráter deliberativo, tais como assembléias e reuniões dos Conselhos Consultivos. A atuação próxima aos empreendimentos certamente contribui para reduzir o percentual de vacância dos imóveis — de 8%, no início do ano, para 3,5%, em dezembro de 2007.

Destaques

  • Para manter, junto ao setor varejista, a atratividade dos shopping centers nos quais tem participação, a PREVI apóia revitalizações e atualizações tecnológicas que demandaram investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões.
  • Com uma atuação pioneira, a PREVI também defende a adoção de práticas de governança corporativa nos empreendimentos imobiliários dos quais participa, a exemplo do que ocorre nas empresas. Para isso, a PREVI acompanha de perto o trabalho das administradoras, com a realização de processos de auditoria de gestão contábil, financeira e patrimonial dos empreendimentos. Além disso, constitui comitês técnicos para acompanhamento de obras de melhorias e modernização nos shopping centers.

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