Antigos projetos são implementados e aprimoram a Gestão

Projetos que ficaram longo tempo em gestação na PREVI, finalmente foram implementados. A PREVI aumentou o controle sobre as empresas de sua carteira, reestruturou áreas internas, trabalhou seriamente na questão da governança corporativa e traçou um planejamento estratégico para o período 2004-2008.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEFINE METAS PARA GESTÃO
Durante três meses, diretores da PREVI e representantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal se reuniram para formular o planejamento estratégico da PREVI para o período de 2004 a 2008. O processo envolveu também funcionários, representantes dos associados e do Banco do Brasil e colaboradores externos, que apresentaram cenários políticos e econômicos para os próximos anos e o desenvolvimento dos sistemas de previdência no Brasil.

PROJETO DE GOVERNANÇA APRIMORA ACOMPANHAMENTO DE EMPRESAS
O Projeto de Governança vai permitir o melhor acompanhamento das empresas, a partir do
desenvolvimento de dois sistemas: o de Acompanhamento de Empresas Participadas, que permite o acompanhamento das empresas em tempo real, e o de Seleção e Avaliação de Conselheiros, que vai permitir o aprimoramento do processo de acompanhamento e avaliação dos representantes em conselhos.

CÓDIGO DE GOVERNANÇA É MODELO PARA O MERCADO
A PREVI consolidou em um documento sua visão sobre as relações entre acionistas, as empresas e seus executivos. O Código de Governança traduz para o mercado a visão da PREVI sobre as melhores práticas de governança corporativa. Ele é voltado tanto para os que acompanham internamente a administração das empresas, como analistas, dirigentes e conselheiros, quanto para sócios, parceiros de negócios e outros públicos com os quais a PREVI tem algum relacionamento.

ENCONTRO REÚNE 134 CONSELHEIROS
No começo de novembro, os 134 conselheiros da PREVI, representantes de 95 empresas, estiveram reunidos em Costa do Sauípe. O objetivo do encontro foi oferecer capacitação e instrumentos aos conselheiros para que eles possam ajudar a melhorar o desempenho das empresas. Todas as despesas foram patrocinadas pelas subsidiárias do Banco do Brasil.


2003 marcou o início de uma nova era no Brasil. Pela primeira vez os interesses dos trabalhadores passaram a fazer parte da agenda política brasileira. O reflexo disso na PREVI foi o estabelecimento de um novo patamar de relação entre a instituição e seus participantes, baseado no respeito e na transparência . Na Diretoria de Planejamento os avanços foram significativos. Iniciamos a implementação de projetos que proporcionarão à PREVI condições para melhor gestão dos recursos. Um desses é o projeto de Risco, que nos permitirá uma gestão mais segura do nosso portfolio. Outra iniciativa importante é o Sistema ALM, que colocará a gestão dos ativos em harmonia com as exigibilidades do passivo atuarial.”
Erik Persson
Diretor de Planejamento


GESTÃO DE ATIVOS E PASSIVOS IDENTIFICA RISCOS
Teve início o trabalho de gestão de riscos, com o objetivo de detectar os variados tipos de riscos da PREVI, tanto no que diz respeito a investimentos (ativos) quanto às obrigações (passivos). O primeiro passo foi mapear os riscos das participações estratégicas, principalmente nas empresas em que há posição de controle. Cada empresa é agora analisada individualmente, levando-se em conta a realidade e os riscos específicos de cada setor, como variações de taxas de juros e câmbio.

Sobre o passivo, foi desenvolvido um modelo para tratar de forma dinâmica o risco atuarial, a partir da análise de diversos cenários que levam em conta variáveis como fatores financeiros, biométricos e os riscos associados às decisões pessoais dos participantes.

CONTROLADORIA MENSURA RESULTADOS
Foram implementados mecanismos que permitem o monitoramento da rentabilidade e fluxos financeiros de cada um dos ativos das carteiras de renda variável e de renda fixa. Foi disponibilizada também ferramenta que permite a realização de projeção de resultados da PREVI.

MAIS CONTROLES
A criação da Gerência de Conformidade e Controles Internos vai melhorar a qualidade e a segurança dos procedimentos da PREVI. A Gerência vai acompanhar a observância de normativos, além de monitorar itens de controle previamente definidos.

CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES
Para poder cumprir sua missão, a PREVI necessita de um corpo funcional capacitado e motivado. O Programa de Educação Corporativa viabilizou a realização de treinamento em diversos níveis, desde congressos e seminários internacionais a mestrados e cursos de idiomas.

Teve início também o desenvolvimento de uma nova Política de Pessoal, que deverá abranger questões como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e remuneração.


2003 foi uma ano de mudanças no País e também na PREVI. Buscamos aprimorar o apoio à gestão, otimizar gastos administrativos e dotar a PREVI daquilo que precisa para melhor atender os participantes. Nosso desafio é mostrar que o modelo construído em 1997 é viável e pode ser desenvolvido em outros fundos. Nesse ano, os associados puderam acompanhar um novo modo de atuar, onde a transparência, o zelo com o patrimônio e a busca de soluções para os negócios foram constantes.
Francisco Alexandre
Diretor de Administração



Continua »
Diálogo com fundos estrangeiros


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Um ano de muito trabalho | Investimentos: Renda Variável | Renda Fixa | Imóveis | Relacionamento com o participante: Nova Carim | Reajuste de benefícios | Empréstimo Simples | Diálogo | PREVI Futuro | Atendimento | Promoções e Descontos | Responsabilidade social: Relatório de Responsabilidade Social / Projeto Berimbau / Fome Zero | Gestão: Planejamento Estratégico / Projeto Governança / Risco / Controladoria / Controles Internos / Educação Corporativa | Diálogo com fundos estrangeiros | Resultado de 2003: Desempenho garante superavit


Topo da página