|nº 123| Março 07

Nesta Edição » Capec - Mudança pra melhor
Coberturas aumentam e contribuições diminuiem na Capec
As coberturas dos pecúlios estão maiores e a maioria das mensalidades diminuiu. As mudanças são fruto da nova gestão da Carteira, que prevê reavaliações periódicas.
Ao longo de 2006, as medidas de revitalização da Capec se mostraram acertadas. A Carteira fechou o exercício com resultado positivo de R$ 9,7 milhões. Contribuíram para esse resultado não só as mudanças efetivadas, mas também o desempenho do Fundo BB Capec, que apresentou rentabilidade de 15,08%, superior ao índice atuarial da PREVI no mesmo período, utilizado nos cálculos do projeto de revitalização, que foi de 9%.

Uma das características do novo modelo é a realização de reavaliações mais amiúde. Nesse contexto, no começo deste ano, foram feitos cálculos que mostraram que era possível oferecer condições ainda mais vantajosas. Por isso, a partir de abril, estão sendo aumentados os valores de todas as coberturas em 5% e reduzida a maioria das mensalidades nos planos de Pecúlio por Morte. No caso das mensalidades que foram aumentadas, aplicou-se índices próximos a esses 5%. Nos Planos Invalidez e Cônjuge/Mantença, as coberturas também foram aumentadas e as mensalidades permanecem as mesmas.

Manter a atratividade e a Solidariedade. O grande desafio

De 2001 a 2006, os valores das mensalidades e dos pecúlios da Capec não sofreram reajustes. Isso porque havia um desequilíbrio estrutural no modelo e qualquer novo reajuste de preços poderia estimular a saída de participantes, principalmente dos mais jovens, que encontravam planos mais atraentes no mercado. Essa saída seria indesejável, pois haveria elevação significativa da idade média dos participantes, o que aumentaria o risco e, conseqüentemente, os valores das mensalidades.

Era preciso, então, conciliar duas realidades: a dos contribuintes mais jovens, que precisavam pagar um pecúlio mais barato, e a dos mais idosos, que não poderiam ser onerados em excesso. Dessa forma, no projeto de revitalização da Capec, implementado a partir de janeiro de 2006, procurou-se manter os valores dos pecúlios competitivos em relação ao mercado, para os mais jovens, e, ao mesmo tempo, reduzir, o máximo possível, a mensalidade para os mais idosos. Para isso, foram usados os recursos do Fundo BB Capec (leia acima “Dinâmica da Capec é diferente”).

A revitalização teve como objetivo garantir a sustentabilidade da Carteira e torná-la mais atrativa para todos os associados. A principal mudança foi no valor da mensalidade, que era único e passou a ser segmentado por faixa etária. Nessa segmentação, não houve redução da mensalidade para os mais idosos, mas a mensalidade deles aumentou menos do que deveria. A mensalidade passou a ser proporcional ao risco, ou seja, quanto mais alta a faixa etária, maior a mensalidade. Além disso, foram criados cinco diferentes planos para Pecúlio por Morte, o que deu flexibilidade à Carteira.
Dinâmica da Capec é diferente

É preciso ter em mente que a Capec é um plano de benefícios cujas mensalidades arrecadadas devem ser usadas no mesmo exercício. Não há acúmulo de reservas para pagamentos futuros, como acontece nos Planos de Benefício 1 e no PREVI Futuro. Funciona como um seguro de carro: se no período de vigência do seguro nada acontecer, os valores pagos não são acumulados e é preciso fazer um novo seguro para o próximo período. Porém, os recursos não usados são aplicados no Fundo BB Capec, administrado pela BB DTVM. É esse fundo que subsidia as prestações dos participantes de faixa etária mais avançada.



Confira os atributos que fazem da Capec a melhor opção

• Pagamento sem burocracia – não há questionamento das causas da morte.

• Não há limite de idade para adesão se o funcionário for da ativa.

• Os planos de morte têm preços mais acessíveis.
• Não há período de carência.

• Em caso de invalidez, são pagos 100% da importância segurada.

• Não há majoração de preço nem cancelamento
do Plano Mmorte, no caso de invalidez.

• Com o falecimento do associado, é possível
o principal dependente manter o Plano Ccônjuge, transformando-o em Mmantença.

• A vigência dos pecúlios é vitalícia (a maioria dos seguros oferece apólice com duração de um ano, com a possibilidade de não renová-la no vencimento).
Reestruturação e bom desempenho permitem novos ajustes

A reavaliação do Plano de Custeio da Capec feita no início do ano apontou para a viabilidade de serem feitos novos ajustes. Nas reavaliações, são observados o fluxo de novas adesões, os cancelamentos de inscrição e a evolução do Fundo Capec. Após a realização desses estudos atuariais e de projeções financeiras, foi possível aumentar o valor das coberturas e reduzir ainda mais o valor das mensalidades para a maioria dos associados. A dinâmica de reavaliações constantes já aponta para outras mudanças ainda neste ano. Estão em estudo a segmentação por faixa de valores dos planos Invalidez e Cônjuge e outras modificações com o objetivo de tornar a Capec cada vez melhor para seus associados.