|nº 137| Out/Nov 08

Nesta Edição » Administração » Conselhos consultivos na prática

Conselhos consultivos na prática

Os conselhos consultivos já vão para o terceiro ano de trabalho. Criados pelo Estatuto que entrou em vigor em março de 2006, cada um dos conselhos – do Plano 1 e do PREVI Futuro – formula e propõe políticas para o seu plano de benefícios, além de acompanhar a gestão.
O coordenador do conselho é escolhido dentre os integrantes eleitos. É dele a incumbência de preparar e coordenar as reuniões e representar o Conselho perante outros órgãos e instâncias da PREVI. As reuniões ordinárias são trimestrais. A experiência acumulada nesses anos de trabalho torna o momento propício para um balanço. A Revista PREVI ouviu os atuais coordenadores dos conselhos.

Na coordenação do Conselho do Previ Futuro desde junho, Rodrigo Lopes Britto fala de prioridades do colegiado, como as discussões sobre perfis de investimentos diferenciados, o que vai permitir que o próprio associado escolha como vai ser aplicada a reserva individual. Também à frente do Sindicato dos Bancários de Brasília (DF), Rodrigo aponta o caminho para o associado acompanhar e participar dos trabalhos do Conselho.
 
Revista – Como atua o conselho?
Rodrigo Britto – O Conselho discute o Plano PREVI Futuro com base nas demandas dos seus associados e encaminha à Diretoria as matérias discutidas na forma de sugestões e questionamentos sobre o melhor funcionamento do Plano. Temos reuniões trimestrais em que uma pauta de assuntos é previamente discutida e são encaminhados estudos técnicos para melhor embasamento e discussão entre os conselheiros.

Revista – Quais são as prioridades atuais?
Britto – Uma estratégia de comunicação para que o associado conheça melhor o Plano, sua rentabilidade e as possibilidades de melhorar sua aposentadoria. Também está entre as prioridades a criação dos perfis de investimento, em que o associado do Plano poderá escolher a forma como a PREVI fará a aplicação da sua reserva a partir dos critérios de investimento em renda fixa, variável ou outra forma de investimento.

Revista – O Conselho tem discutido a crise mundial e os impactos no Plano?
Britto – Sim, pois os investimentos em bolsa afetam diretamente as reservas dos participantes e também trazem impacto na política de investimentos. Os associados estão preocupados e é papel dos eleitos em todos os colegiados dar os devidos esclarecimentos aos participantes do Plano.

Revista – Como as sugestões do Conselho são levadas em consideração nas decisões da Diretoria?
Britto – As decisões do Conselho são sempre encaminhadas à Diretoria na forma de solicitações e sugestões, uma vez que não temos poder deliberativo. A Diretoria leva em consideração principalmente os aspectos da legislação e os regulamentos de Planos em vigor. Também são considerados os impactos financeiros para o equilíbrio do Plano.

Revista – As propostas contribuem para a melhoria do trabalho das gerências? Há exemplos práticos?
Britto – Sim, claro. Pois quando o Conselho Consultivo apresenta suas considerações, sugestões e as demandas dos participantes com relação ao Plano PREVI Futuro, elas ganham maior relevância. Avaliamos que as gerências da PREVI se envolvem cada vez mais com as questões específicas do Plano. A criação dos perfis de investimento é um dos exemplos de contribuição que o Conselho tem dado. Temos também as discussões sobre a política de investimentos e a redução da taxa de administração e da parcela PREVI para os aposentados contemplados no benefício de risco (aposentadoria por invalidez e pensão).

Revista – De que maneira o participante pode acompanhar ou participar dos trabalhos do Conselho?
Britto – Enviando sugestões, solicitações, entrando em contato com os conselheiros da sua base ou até mesmo pelos canais de comunicação da PREVI: site, 0800 729 0505.

Revista – Como os conselheiros são capacitados para melhor exercer suas funções?
Britto – O orçamento do Conselho é contemplado com verba para cursos e treinamentos, que são solicitados pelos conselheiros e também elaborados pela própria PREVI.
<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima > | Última >>