PREVI - Relatório de Sustentabilidade 2009


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Definição de conteúdo e materialidade

Processo de consulta aos públicos da PREVI

A definição do conteúdo deste relatório contou com envolvimento de alguns dos públicos com os quais a PREVI se relaciona. Para isso, entre os meses de outubro e novembro de 2009, a PREVI, com auxílio de consultoria especializada, realizou uma série de ações para engajamento desses públicos na iniciativa proposta.

O processo, acompanhado internamente por um grupo de trabalho formado para coordenar a elaboração do relatório, teve início na definição de critérios para priorização dos públicos que seriam consultados. Ciente da complexidade envolvida nesta questão, o grupo validou um mapa de relacionamentos que listava, de maneira geral, os diferentes grupos de stakeholders de acordo com o nível de contato, ou proximidade, com a instituição.

Tendo em vista os recursos e o tempo disponíveis para a realização das consultas, o grupo optou por envolver, neste primeiro ciclo, os públicos com os quais a PREVI já tinha canais de comunicação estabelecidos. A decisão, além de considerar a capacidade de realização da entidade naquele momento, orientou-se pela intenção de que as iniciativas que seriam desenvolvidas funcionassem como um incentivo ao diálogo e estimulassem o estreitamento da relação entre a PREVI e os públicos consultados. Com isso definiu-se que a consulta sobre a materialidade dos assuntos e indicadores a serem abordados neste relatório envolveria representantes dos associados, da patrocinadora, dos conselheiros da PREVI nas empresas participadas, além dos empregados e dos conselhos fiscal e deliberativo da entidade. Nos próximos relatórios, pretende-se expandir a rede de públicos participantes desse processo.

A primeira etapa da consulta foi realizada por meio de pesquisas com questionários disponibilizados via Internet. Fez-se, então, um intenso esforço de comunicação para que o convite para participação na pesquisa chegasse a todas as pessoas que faziam parte dos grupos de stakeholders priorizados.

O questionário, desenvolvido com base nos principais impactos das atividades da PREVI, identificados pelo grupo de trabalho, e nos indicadores do GRI, foi respondido por aproximadamente 580 pessoas, entre as quais estavam 260 empregados da PREVI, 293 associados e 24 conselheiros da PREVI nas empresas participadas.

Diálogos com stakeholders

O processo de definição da materialidade do relatório envolveu a realização de encontros com a participação de representantes de diferentes públicos da PREVI, entre os dias 13 e 23 de novembro de 2009.

Além de ajudar a aprofundar e legitimar os resultados das pesquisas sobre o conteúdo que deveria ser abordado no relatório, os diálogos foram oportunidades de aproximação, com ampliação do contato da PREVI com seus públicos.

Ao final do processo, os resultados foram apresentados aos conselhos fiscal e deliberativo da entidade, o que possibilitou a incorporação dessas referências na definição das estratégias de atuação da organização.

Em seguida, foram organizados encontros presenciais com uma amostra das pessoas que responderam à pesquisa. Foram, ao todo, cinco encontros que reuniram aproximadamente 100 pessoas. A agenda das reuniões incluía um breve alinhamento sobre sustentabilidade e responsabilidade corporativa e uma apresentação dos resultados da pesquisa, seguida de um debate aberto à participação de todos os presentes.

Nesses encontros, ao mesmo tempo que os resultados da pesquisa eram legitimados e aprofundados, o diálogo e a participação das pessoas eram estimulados com o objetivo de fortalecer o engajamento e a construção conjunta de novas oportunidades de atuação da entidade.

Principais resultados da pesquisa de materialidade

A maior parte dos aspectos listados no questionário foi indicada pelos participantes da pesquisa como muito relevantes. Nas questões em que os respondentes eram convidados a indicar com pesos de 1 (pouco relevante) a 4 (muito relevante) a importância da inclusão de determinados temas e indicadores no Relatório de Sustentabilidade da PREVI, mais de 60% das respostas receberam a maior avaliação (4). Apesar de indicar que todos os temas eram relevantes, a consolidação das respostas de todos os grupos e os diálogos realizados possibilitaram a classificação dos temas relacionados na pesquisa em três grupos, indicados abaixo como de maior, intermediária e menor avaliação.

Os temas indicados acima se desdobravam em uma série de indicadores e informações, cujas avaliações evidenciam a seguinte relação de informações com maior avaliação:

Aspectos com maior avaliação na pesquisa de materialidade

Aspectos de gestão da PREVI

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