Educação Previdenciária

O Programa Mais PREVI foi criado em 2010, com o objetivo de prestar orientações que fazem diferença em momentos importantes da vida dos participantes. Conta com ações que compreendem os três níveis de atuação recomendados pela Previc: Informação, Instrução e Orientação. Essas ações buscam a disseminação do conhecimento previdenciário e qualificam as escolhas previdenciárias dos participantes, especificamente nos seguintes aspectos:

  • Incentivo à adesão aos planos;
  • Entendimento dos regimes de tributação (específico para o Plano PREVI Futuro);
  • Otimização da conta individual de poupança, durante a fase de acumulação;
  • Procedimentos para requerer a preservação do salário de participação, no caso de perda parcial de remuneração;
  • Conhecimento dos planos e do cálculo do benefício;
  • Planejamento da aposentadoria.

Em alinhamento com a diretriz do Plano Estratégico, prevaleceram, em 2012, as ações relativas ao nível Orientação, cuja característica intrínseca é o relacionamento. O nível Instrução contém, além dos cursos oferecidos ao público interno, a capacitação pedagógica das pessoas que ministram tais cursos. As ações do nível Informação implantadas em 2010 e consolidadas em 2011 foram mantidas. Em 2012, agregaram-se novas opções em autoatendimento.

As principais ações implantadas desde o início do Programa constituem processos de trabalho que integram a agenda anual da PREVI:

  • Assessoria Previdenciária destinada aos participantes que se aproximam do momento da aposentadoria. O participante pode agendar um horário – pela Central 0800 729 0505 ou pela seção “Fale Conosco” do site – para ser atendido por telefone por um especialista, que o auxilia no planejamento de sua aposentadoria. A consulta dura em média 30 minutos. Após uma análise prévia da situação do participante, os analistas prestam assessoria sobre quaisquer modalidades de complemento de aposentadoria concedidas pela PREVI ou pelo INSS. Em 2012, foram realizadas 2.960 assessorias previdenciárias. Como os participantes do PREVI Futuro alcançarão em 2013 a elegibilidade para solicitarem a Renda Mensal de Aposentadoria, 30 dos atendimentos prestados já foram aos participantes desse Plano.
  • Apresentação dos Planos PREVI Futuro e Capec a todos os funcionários que tomam posse no Banco do Brasil, com esclarecimento de dúvidas e recebimento das adesões.
  • Encontros da Diretoria Executiva com participantes para apresentação dos resultados do ano anterior. O Relatório Anual foi apresentado em 12 capitais, em todas as regiões do país.
  • Programa Perfis de Investimento para a fase de acumulação do Plano PREVI Futuro, com quatro opções de perfil, de acordo com percentual de alocação em renda variável: Conservador, Moderado, Perfil PREVI e Agressivo. Em 2012, foi criado módulo de apresentação sobre Perfis de Investimento dirigido aos participantes do PREVI Futuro.
  • Preservação do salário de participação (SP) por meio de aplicativo no autoatendimento do site PREVI, em que se pode simular e autorizar as contribuições opcionais. Em 2012, quase 117 mil participantes acessaram o simulador, e 5.616 autorizaram preservar seu salário de participação.
  • Desenvolvimento de cursos como “Introdução à PREVI”, cuja temática é Previdência Complementar na PREVI: a história da PREVI, a Previdência Social, a Previdência Complementar, a estrutura dos três planos: – Plano 1 (BD), PREVI Futuro (CV) e Capec (Pagamento Único) –, noções gerais sobre a construção de uma Política de Investimentos, operações com participantes e estudo sobre o Balanço Patrimonial.

A ação estratégica em 2013 será a disseminação e o aprimoramento do programa, com o objetivo de ampliar a relação de confiança, respeito e satisfação dos participantes.

Além disso, a PREVI assume como compromissos para 2013 a apresentação do módulo sobre Perfis de Investimento nos estados e a ampliação do alcance do programa de educação e assessoria previdenciária, com a revisão das ações e o uso de novas mídias.

A PREVI mantém em seu site um espaço dedicado ao Mais PREVI, com informações e orientações sobre educação financeira e previdenciária.

Preservação do Salário de Participação

O salário de participação é a soma das verbas de natureza salarial que, conforme o regulamento do plano de benefícios, serve de base para cálculo das contribuições. O participante que eventualmente tem sua remuneração mensal reduzida – por conta de reclassificação de agência, descomissionamento, redução de hora extra ou perda de adicional noturno, por exemplo – pode pedir no autoatendimento do site da PREVI a preservação do salário de participação, o que traz reflexos importantes no valor dos benefícios de aposentadoria.

O simulador do salário de participação, até 2011, estava disponível apenas para os participantes do Plano 1. A partir de 2012, a ferramenta passou a contemplar o PREVI Futuro.

 

Plano 1

PREVI Futuro

Total

 

2011

2012

2011

2012

2011

2012

Acessos ao simulador

74.524

99.763

295

17.142

74.819

116.905

Preservações

4.612

5.154

49

462

4.661

5.616