Engajamento dos Públicos

A PREVI acredita que a questão da sustentabilidade faz parte da gestão dos fundos de pensão. Na entidade, o tema é gerenciado com atenção, e, por isso, em sua Política de Responsabilidade Socioambiental há o cuidado em reforçar e criar mecanismos para que funcionários, fornecedores e comunidade de fato pratiquem ações de responsabilidade socioambiental.

Seminário de sustentabilidade da Abrapp

A convite da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), a PREVI e outros fundos de pensão reuniram-se em 2012 para discutir temas atuais e desafios da sustentabilidade no setor. O terceiro seminário “A Sustentabilidade e os Fundos de Pensão no Brasil” foi realizado no Rio de Janeiro e abordou temas como o impacto das questões ambientais e sociais na avaliação de empresas e a incorporação de práticas de investimento responsável nas políticas de investimento.

Encontro de Governança Corporativa

Em busca da contínua melhoria nas práticas de gestão, a PREVI realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, o 13° Encontro PREVI de Governança Corporativa 2012: Agir para Transformar. Além de ter sido rebatizado, o evento teve seu público aumentado e tornou-se um grande fórum para discussão do papel dos conselheiros nas empresas nas quais a PREVI possui participação acionária, além de promover debates sobre governança, fiscalização e visão estratégica.

São objetivos principais do evento a interação entre os membros de Conselhos de Administração e Fiscal eleitos com apoio institucional da PREVI, a troca de impressões sobre os diversos setores da economia, além da equalização de conhecimentos pertinentes à atuação em conselhos, o que proporciona uma visão atualizada da governança corporativa. Entre conselheiros, gestores de recursos, bancos e fundos de investimento, mais de 400 pessoas participaram do evento.

Conferência mundial sobre governança

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a Conferência Anual do International Corporate Governance Network (ICGN) – organização global que tem a missão de elevar os padrões de governança corporativa em todo o mundo – foi realizada no Brasil. Os mais de 500 membros do instituto são em grande parte investidores institucionais de todo o mundo, que têm base em 50 países e juntos administram cerca de US$ 18 trilhões.

A PREVI, por meio da sua diretoria, participou da plenária de encerramento do primeiro dia de evento, na qual os investidores globais resumiram as experiências que tiveram durante o dia e definiram as expectativas futuras acerca do relacionamento entre gestores de fundos e dirigentes de empresas.

Seminário de Educação Previdenciária

Com o objetivo de divulgar os resultados, as experiências e as melhores práticas observadas nos projetos de educação financeira e previdenciária apresentados pelos fundos de pensão, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) promoveram, em Brasília, a sexta edição do Seminário de Educação Previdenciária. Nesse encontro, a PREVI contribuiu com o painel “Planejamento e Governança do Mais PREVI, Programa de Educação Financeira e Previdenciária” da entidade.

A educação previdenciária inseriu-se no Plano Estratégico da PREVI a partir de 2010, inicialmente como objetivo estratégico, depois como diretriz. Atualmente, fortalecer o Programa de Educação Previdenciária é uma ação estratégica, e o desenvolvimento é acompanhado pela Diretoria Executiva por meio do Escritório de Projetos da entidade. Todos os diretores assinam o Relatório de Execução do Mais PREVI e atuam na gestão ou em alguma ação do Programa.

Rio Investors Day

Pela segunda vez, a capital fluminense sediou o Rio Investors Day, evento dedicado a grandes investidores, que reuniu dirigentes das principais empresas de capital aberto do país, representantes do governo e investidores institucionais nacionais e internacionais, como a PREVI. A discussão teve como foco as perspectivas macroeconômicas do país; os desafios e projetos de infraestrutura no Brasil e o papel do mercado de capitais; e a construção de um mundo mais sustentável dos pontos de vista social, ambiental e econômico.

Como a preocupação com o meio ambiente se tornou fator importante na decisão de investimento, o evento discutiu as iniciativas sustentáveis das empresas participantes. Por acreditar na importância dessa iniciativa e buscar cumprir o seu papel de incentivadora das práticas do investimento sustentável, a PREVI participou de um dos painéis de discussão sobre a visão do investidor institucional no Brasil, temática que entrou como novidade no evento.

Programa de Visitas

O Programa de Visitas às Empresas Participadas, realizado em parceria entre as gerências de Comunicação e Marketing e de Participações da PREVI, busca aproximar a entidade dos associados de diversas regiões do país, além de compartilhar o acompanhamento que faz de seus investimentos. Em julho, o MetrôRio foi a primeira parada do programa e contou com a presença de 21 participantes. Em seguida, a Usina Termopernambuco recebeu a visita de 20 participantes de ambos os planos, entre aposentados e funcionários da ativa.

Além disso, 10 aposentados e nove funcionários da ativa, dos quais quatro do Plano 1 e cinco do PREVI Futuro, estiveram na sede da Randon, em Caxias do Sul (RS), a convite do programa. Os participantes assistiram à apresentação institucional, seguida de visita guiada à fábrica.

A quarta parada do programa em 2012 foi na BRF, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer as estruturas de uma das granjas, da fábrica de margarinas e o centro de distribuição da companhia.

Em dezembro, 17 aposentados do Plano 1 visitaram a Embraer, em São José dos Campos (SP). Os participantes conheceram as instalações industriais de aviões e o Centro de Realidade Virtual, onde é possível observar em 3D o interior das aeronaves.

Apresentação do resultado

Durante o mês de abril de 2012, 12 capitais brasileiras receberam representantes da entidade. A já tradicional apresentação do resultado é realizada desde 2003, com representativo número de participantes, que têm no evento a oportunidade de contato direto com os dirigentes da PREVI. A apresentação inicial também foi transmitida ao vivo pelo site PREVI. No último ano, as apresentações mobilizaram uma média de 300 participantes por encontro.

Seminário de Comunicação PREVI e Banco do Brasil

Pela primeira vez, PREVI e Banco do Brasil realizaram em conjunto os seus seminários de comunicação, o II da PREVI e o XVII do Banco. O evento aconteceu no período de 21 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro. A iniciativa é um reflexo da integração entre o Banco do Brasil e o fundo de pensão.

O evento teve como temas: “Sustentabilidade e os novos desafios para a comunicação corporativa” e “O excesso e a urgência na comunicação”. O seminário contou com talk shows, painéis técnicos acerca dos mais variados aspectos e ferramentas de comunicação empresarial, como marca, patrocínio, criação, mídias digitais, entre outros.

Entre os palestrantes, estiveram presentes nomes como Bernardo Toro, educador colombiano e um dos mais importantes pensadores da educação e democracia da América Latina; Tião Santos, personagem principal do documentário Lixo Extraordinário e presidente da Associação dos Catadores do Aterro do Jardim Gramacho; além de representantes de grandes empresas, como Vale, Ambev, CPFL Energia e BRF.

Políticas públicas do segmento de previdência complementar

Aspectos como a redução dos impactos socioambientais das atividades econômicas e a busca por padrões mais equilibrados e equitativos de desenvolvimento exigem soluções que não poderão ser alcançadas sem a cooperação e participação de diferentes agentes e organizações de todo o mundo. As políticas públicas relacionadas ao setor de previdência complementar fechada são acompanhadas de forma permanente.

Participante ativa do desenvolvimento do sistema de previdência complementar brasileiro, a PREVI atua na Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), inclusive com representação no Conselho Deliberativo.

A entidade mantém representantes em várias comissões técnicas da Associação. As comissões são fóruns de debate de temas específicos de interesse dos fundos de pensão, como atuária, investimentos, comunicação, sustentabilidade, entre outros. Nelas são produzidos estudos para aperfeiçoar e disseminar conhecimento e boas práticas. A participação na Abrapp confere à PREVI maior representatividade nos debates sobre os temas citados.