Todos ganham com a Nova Carim

A Carim mudou. E para melhor. A partir de 2 de dezembro, começou uma nova etapa que vai acabar com o desequilíbrio nos contratos. Entre as principais mudanças, estão a concessão de desconto para a liquidação antecipada, o fim do refinanciamento, a manutenção do percentual do salário comprometido com a prestação e a redução do prazo de pagamento.

A primeira vantagem oferecida é a redução do saldo devedor na quitação antecipada. Está garantido um desconto mínimo de 15% para todos os contratos, independentemente da data da assinatura.

Para o presidente Luiz Tarquínio, a reestruturação da Carim é importante para a PREVI, para os mutuários e para os demais participantes que não têm financiamento imobiliário. “O trabalho traz à realidade o verdadeiro valor dos créditos detidos pela PREVI e permite uma visão fidedigna da situação patrimonial”, ressalta o presidente.


ESTUDOS COMEÇARAM EM 2001
Os estudos para a Nova Carim começaram em março de 2001 e o projeto foi aprovado este ano. É o resultado de um grupo de trabalho formado por técnicos da PREVI e do Banco do Brasil. A proposta procura corrigir as distorções que existem na carteira e que afetam o patrimônio da Instituição.

Desde que foi criada, a Carim representa um benefício adicional. No entanto, deve apresentar retorno financeiro suficiente para que a PREVI possa honrar os compromissos com todos os associados. Além disso, os desequilíbrios nos contratos, provocados por mudanças na economia do País, contribuíram para comprometer a rentabilidade mínima exigida por Lei para os investimentos.

“Como mudar isso, sendo justo, honesto e oferecendo um benefício, sem tirar a rentabilidade da carteira? Estas foram as premissas da Nova Carim”, explica o diretor de Seguridade, Fernando Amaral. Ele acrescenta que as medidas tomadas para sanear a carteira não vão prejudicar os outros associados. Os recursos serão fornecidos por um Fundo mantido pelos próprios mutuários.



OUTRAS MATÉRIAS: Todos ganham com a nova Carim | Desconto para quitação já está disponível | Quem paga antes tem desconto | O que muda | Quem fez repactuação também ganha com a Nova Carim | Por que a Carim mudou | Participantes sem financiamento também lucram | Depoimentos


Topo da página