Qual é a solução para a Carim?
Os investimentos garantem o pagamento dos benefícios? O que pesa na seleção de um conselheiro? Nesta edição, os dirigentes dizem o que pensam a respeito desses e de outros assuntos. A Diretoria Executiva foi nomeada em julho pelo Conselho Deliberativo que, com a nova legislação, passou a ter essa atribuição. O mandato dos diretores vai até 2006.

Novas soluções para antigos problemas

Foto: Guarim de Lorena
Fernando Amaral
Foto: Guarim de Lorena
Erik Persson
Foto: Guarim de Lorena
Ubaldo Neto
Foto: Guarim de Lorena
Nélio Lima
Foto: Guarim de Lorena
Ricardo Paranhos
Foto: PR de Bruno
Rubens Rodrigues
Foto: Guarim de Lorena
Sergio Rosa
Foto: Guarim de Lorena
Luiz Tarquínio
O que eles pensam sobre

CARIM
“O projeto CARIM III merece destaque. Esse projeto resolve os problemas vinculados aos financiamentos imobiliários com a utilização dos recursos dos próprios mutuários da Carim, provenientes dos fundos de quitação por morte e de liquidez. Assim evita-se que o agravamento dos problemas da Carim faça com que, no futuro, a solução recaia sobre os recursos de todos os associados.” (Fernando Amaral – Diretor de Seguridade)

RISCO DOS INVESTIMENTOS
“A PREVI precisa de um instrumento de avaliação permanente do grau de risco de suas carteiras de investimento, a fim de subsidiar a gestão dos recursos garantidores dos benefícios concedidos e a conceder. Por isso a área de Planejamento desenvolveu e está implementando o Projeto de Risco, por meio do qual é possível realizar ajustes necessários, de forma tempestiva, com o objetivo de manter níveis adequados de rentabilidade, de liquidez e de exposição a risco de todos os ativos.” (Erik Persson – Diretor de Planejamento)

CUMPRIMENTO DOS COMPROMISSOS
“O empenho será na direção de consolidar política de gestão de ativos que atenda à necessidade de liquidez demandada pelo passivo atuarial da entidade. O monitoramento de nossos investimentos exige que se controle uma gama de fatores representativos, tais como rentabilidade esperada, prazos de maturação, prospecção de oportunidades de negócios, valor econômico. Nossos esforços dão-se necessariamente nessa direção.” (Ricardo Paranhos – Diretor de Investimentos)

MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES
“Vamos continuar a investir em informática para garantir que todos os sistemas funcionem de maneira ágil e segura, inclusive permitindo o acesso dos participantes às informações. A contabilidade é outra área vital, para dar confiabilidade aos registros e fornecer os dados para o controle e decisões da Diretoria, Conselhos e associados. A decisão do Banco de não ceder mais a totalidade dos funcionários da PREVI nos levou à necessidade de elaborar uma nova Política de Recursos Humanos, prevendo a contratação de pessoal externo. Para manter a qualidade e dedicação do corpo funcional, este projeto é fundamental no momento. “ (Sérgio Rosa – Diretor de Administração)

CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS
“O projeto de Governança Corporativa é nossa prioridade. Um dos módulos é a análise e o acompanhamento quase diário das empresas, dos aportes de capital e do retorno dos investimentos. O outro braço do projeto é o aperfeiçoamento dos mecanismos de seleção e de avaliação dos representantes da PREVI nos conselhos dessas empresas. Queremos dar um caráter mais profissionalizante aos mecanismos que já existem na Casa. É bom frisar que profissionalizar não significa necessariamente procurar pessoas fora dos quadros do Banco. O objetivo é selecionar, dentro do universo de participantes em atividade e aposentados, aqueles candidatos mais qualificados, em termos de formação acadêmica e experiência profissional.” (Nélio Henriques Lima – Diretor de Participações)

FISCALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS
“Atuaremos para que as operações financeiras e de investimentos sejam feitas dentro de uma política responsável e de proteção aos recursos de nosso corpo associativo. A gestão de investimentos deve merecer a confiança dos associados e, para que isso aconteça, exerceremos uma fiscalização extremamente rigorosa.” (Ubaldo Evangelista Neto – Presidente do Conselho Fiscal)

PAPEL DO CONSELHO DELIBERATIVO
“Para que o Conselho Deliberativo desempenhe seu papel com a efetividade que se espera, será necessária a busca constante da qualidade e agilidade na tomada de decisões; o foco nos temas estratégicos; o conhecimento e acompanhamento dos negócios; e a integração com os demais órgãos estatutários da PREVI.” (Rubens Rodrigues Filho – Presidente do Conselho Deliberativo)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projetos como a instalação da controladoria, a implantação de modelo de gerenciamento integrado de ativos e passivos e de sistemas de gestão de risco de carteiras são fundamentais, especialmente em função dos subsídios que propiciarão ao planejamento. A necessidade de um novo planejamento estratégico é também reconhecida pelas instâncias administrativas da PREVI e espera-se que esse trabalho se realize a partir do início do próximo ano. O relevância atribuída a tais projetos deve-se à sua importância crucial para a gestão, particularmente em função do estado de maturidade alcançado pela PREVI. (Luiz Tarquínio – Presidente)


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Fatos, números e versões | Na ponta do lápis: Queda das Bolsas afeta rentabilidade | Receitas X Despesas | "O anonimato é normalmente o recurso do mentiroso": Entrevista com Sérgio Rosa | Entrevista com José Roberto do Amaral | Funcionários do BB recebem no máximo R$1.785,69 em conselhos | Por dentro da PREVI: PREVI paga Imposto de Renda | Na rede: Auditoria mostra consistência dos planos de benefícios | Novas soluções para antigos problemas: O que eles pensam sobre... | Segundo tempo: Para usar o PAS é preciso ficar de olho no prazo


Topo da página