|nº 115| Junho 06

Nesta Edição » Brasil Ferrovias - Recuperação e venda
Venda conclui reestruturação

Brasil Ferrovias passa para o Grupo ALL. PREVI, Funcef e BNDES, responsáveis pela recuperação, tornam-se sócios da única empresa de logística com ações negociadas na Bovespa

Em maio deste ano, PREVI e Funcef deram mais um passo no processo de valorização e recuperação do Grupo Brasil Ferrovias: a venda do Grupo para a América Latina Logística S.A. (ALL) por cerca de R$ 1,4 bilhão. Na operação, os fundos de pensão e o BNDES transferiram o controle e receberam em troca ações da ALL de acordo com a participação que cada um detinha. O importante é que esses novos papéis podem ser negociados livremente em bolsa de valores e permitem que se mantenha investimento num setor que pode dar grandes resultados e é estratégico para o país.

Para Sérgio Rosa, presidente da PREVI, o sucesso da operação mostra que a decisão de recuperar financeiramente a Brasil Ferrovias em 1997 foi acertada. “Avaliamos que a empresa tinha enorme potencial econômico e iniciamos intenso esforço. A formalização do acordo de venda conclui esse processo”, afirma.

O Grupo Brasil Ferrovias é formado por dois sistemas: Brasil Ferrovias S.A., que inclui a Ferronorte e a Ferroban, e a Novoeste Brasil S.A. Já a ALL detém 16 mil quilômetros de vias férreas no sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na Argentina e é hoje a única empresa de logística com capital aberto na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

Recuperação

Os problemas da Brasil Ferrovias começaram desde sua aquisição no programa de privatizações e foram se agravando. Consultoria contratada em 2003, porém, verificou que, apesar das dificuldades, havia potencial de retorno para os acionistas. Feito o diagnóstico, os acionistas concluíram que a melhor opção para não perderem o que tinham investido era iniciar um amplo processo de reestruturação da empresa. A recuperação financeira incluiu aportes dos sócios e negociações com o BNDES, que passou a ser sócio do Grupo Brasil Ferrovias.

Após o trabalho de recuperação, as perspectivas eram de que a Brasil Ferrovias se tornasse um eficiente corredor de escoamento de produção. Já na ocasião, os sócios assumiram o compromisso de buscar um sócio operador, capaz de melhorar o desempenho da empresa no curto prazo. Para isso, foi contratada consultoria com a função de organizar a venda parcial ou total do empreendimento. Esse processo foi concluído agora com o negócio firmado com a ALL.