|nº 115| Junho 06

Nesta Edição » Menor contibuição - Redução de 40%
Contribuição diminui em 40%

Superávit permite reduzir valor pago mensalmente à PREVI

Os participantes do Plano 1 e o Banco do Brasil vão passar a pagar à PREVI uma contribuição mensal menor daqui para frente. A redução é de 40%. Na Fopag de junho, houve um crédito retroativo a abril de 2006 devido à implementação dessa medida. A decisão de reduzir o valor das contribuições, tomada no mês de abril, foi possível graças ao terceiro superávit consecutivo do Plano. A implantação só foi feita em junho porque foi necessário aguardar a aprovação de órgãos governamentais, inclusive da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), órgão fiscalizador dos fundos de pensão.

Fopag de junho também traz acertos da PP

No conjunto dos acertos contá-beis necessários para redução da Parcela PREVI (PP), foram efetivados também débitos nas verbas 800 (contribuição pessoal), 805 (contribuição semestral) e 810 (contribuição pessoal anual) de todos os participantes do Plano de Benefícios 1. Esses valores, correspondentes ao período dezembro/2005 a abril/2006, referem-se à revisão da base de cálculo das contribuições, que ocorreu em função do aumento dos benefícios proporcionado pela mudança da PP.

Essas duas movimentações – crédito em virtude da redução do valor das contribuições e débito devido à revisão da base de cálculo decorrente da mudança da PP – geraram resultados diferentes, dependendo da situação funcional de cada participante. Muitos tiveram saldo final positivo. Outros, no entanto, tiveram redução do salário líquido especificamente no mês de junho/2006. Para esses, por solicitação da Diretoria da PREVI, o Banco do Brasil abriu a possibilidade de solicitar adiantamento de consignações cobradas em atraso, conforme item "b" do LIC 57.200.5.1.

Acertos serão concluídos em julho

Os ajustes decorrentes da Parcela PREVI serão concluídos no mês de julho. Estudos realizados por técnicos da PREVI indicam que a maioria dos participantes terá direito a crédito. Se na apuração do acerto final for necessário realizar débitos, a PREVI informará a todos com antecedência.