|nº 118| Novembro 06

Nesta Edição » Carim 2007 - Conheça mais
Carim 2007 já é realidade

O financiamento imobiliário está aberto. Foram enviadas 55.019 cartas para os associados classificados. Os interessados no financiamento devem se manifestar  pelo site ou pela Central de Atendimento.
É uma boa oportunidade para esses associados do Plano 1 que ainda não utilizaram a Carim. O valor total do imóvel pode ser financiado em até 20 anos e as prestações estão limitadas a 30% da renda bruta mensal. A correção do saldo é pelo INPC e os juros são de 6% a.a. No www.previ.com.br, há um espaço dedicado à Carim 2007 onde o associado pode simular o financiamento.
O tempo de filiação à PREVI fez diferença na classificação obtida, assim como o fato de estar na ativa, ser aposentado ou pensionista. É que a organização da fila respeitou o seguinte critério: foram intercalados os associados em atividade, os  aposentados e os pensionistas, nessa ordem, de maneira ponderada ao número de habilitados em cada um desses três segmentos, com base na ordem decrescente do tempo de filiação à PREVI.

PASSO A PASSO PARA OBTER O FINANCIAMENTO

Quando o associado quiser iniciar o processo para obter o financiamento, terá de manifestar pelo site da PREVI ou pelo 0800-729-0505, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não é preciso ter pressa. A manifestação pode ser feita a qualquer momento, porque a decisão da Diretoria é manter a Carim 2007 aberta até o atendimento de todos os habilitados que desejem obter financiamento. Recebida essa manifestação e respeitada a ordem de classificação, a PREVI periodicamente convocará um grupo para iniciar o processo. Nesse momento, o associado receberá carta de convocação e material explicativo, com todas as condições e informações sobre o financiamento, e terá a partir de então, 120 dias para iniciar o processo. Após esse prazo, se o associado ainda tiver interesse, deverá manifestar-se novamente e aguardar nova convocação para recomeçar o processo.

1º passo - O Associado se manifesta    
Depois de receber a carta da PREVI com a classificação, o associado manifesta o interesse para dar início ao processo. A manifestação é feita pelo Auto-atendimento do site PREVI ou pelo 0800-729-0505.

2º passo - PREVI envia convocação       
A PREVI convoca periodicamente os associados que se manifestaram, obedecida a ordem de classificação, e concede prazo de 120 dias para apresentação dos documentos.

3º passo -Associado escolhe imóvel e entra em contato com empresa contratada
O associado escolhe o imóvel de sua preferência e entra em contato com a empresa indicada para realizar a avaliação do imóvel e a análise documental (os contatos estão na Carta de Convocação).  Encaminha o formulário “Proposta do Financiamento” para a empresa.

4º passo - Empresa contratada emite boleto
A empresa contratada emite boleto para pagamento das despesas com avaliação do imóvel.

5º passo - Associado paga a avaliação       
O associado efetua o pagamento das despesas com a avaliação do imóvel.

6º passo - Empresa contratada avalia o imóvel  
A empresa contratada avalia o imóvel. Este aprovado, solicita o restante da documentação em sete dias úteis.

7º passo
- Associado envia documentação
Associado envia a documentação restante para a empresa contratada.

8º passo - Empresa contratada analisa documentos
A empresa contratada analisa os documentos e, não havendo restrições impeditivas, informa à PREVI as condições finais do contrato (valor do financiamento, valor do imóvel, prestação, prazo, data e assinatura). Prazo: cinco dias úteis

9º passo - Empresa contratada emite contrato
A empresa contratada emite o contrato e encaminha, junto com documentos, para o associado providenciar assinaturas.  Prazo: dois dias úteis.

10º passo - Associado assina o contrato
É assinado o contrato juntamente com o(s) vendedor(es), reconhece as firmas,  efetua o pagamento do ITBI e providencia registro do contrato no Registro Geral de Imóveis (RGI) da sua cidade.

11º passo - Associado registra contrato no RGI
De posse do contrato registrado no RGI, encaminha a documentação para a Empresa Contratada, com a devida comprovação do registro.

12º passo - Empresa contratada comunica a conclusão do processo
Recebe e analisa os documentos que comprovem, inclusive, o registro da operação no RGI. Comunica ao mutuário e à PREVI a regularidade e conclusão do processo de concessão, e encaminha para a PREVI toda a documentação. Prazo: dois dias úteis.

13º passo - PREVI libera o valor
Recebe a documentação, confere as informações e libera o crédito do valor do financiamento ao vendedor. Prazo: sete dias úteis.

DIRETORIA NEGOCIA UTILIZAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA NA CARIM 2007

A Diretoria da PREVI está negociando com a Caixa Econômica Federal (CEF) para viabilizar o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra de imóveis com financiamento da Carim 2007.
Se for autorizado, o associado poderá utilizar o saldo do FGTS como valor complementar inicial na aquisição de imóvel. A exigência será que o mutuário e o imóvel estejam enquadrados nas regras do Fundo de Garantia.

Associações e sindicatos conhecem a carim 2007

A Diretoria da PREVI reuniu-se com dirigentes de sindicatos e de associações de funcionários para apresentar o novo modelo de financiamento imobiliário. A reunião ocorreu em novembro e contou com a presença de dirigentes de diversos sindicatos e associações de funcionários e aposentados do BB, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), assim como integrantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Também compareceram os conselheiros deliberativos da PREVI José Wilson, Nei Rios, Odali Cardoso e Valmir Camilo. A presidente do Conselho Fiscal, Paulina Pasquina Benedetti Terra, também esteve presente.
Participaram da mesa na apresentação da Carim 2007 a associações e
 sindicatos o diretor Sasseron, o presidente Sérgio Rosa, os diretores
 Cecília Garcez, Francisco Alexandre e Renato Chaves, a presidente do
 Conselho Fiscal Paulina Pasquina Benedetti Terra e o conselheiro
 deliberativo Valmir Marques Camilo.

Onde encontrar mais informações

O site da PREVI traz mais informações sobre a Carim 2007. Há um espaço especial para consultar sua classificação e conferir o passo a passo do financiamento, as principais dúvidas encaminhadas à PREVI, a documentação necessária e as condições. O Regulamento da Carim também está disponível e a leitura atenta é recomendada. E mais: você pode simular as condições no seu caso para verificar se o imóvel em vista está dentro do orçamento. Por serem dados pessoais, é preciso senha específica para fazer a simulação, consultar a classificação e manifestar o interesse pelo financiamento.
Ao simular valor e prazo de financiamento, você não assume nenhum compromisso. Ao clicar no botão “Manifestação”, apenas sinaliza o interesse na obtenção do financiamento. Valores e prazos serão definidos em etapa posterior.

TIRE SUAS DÚVIDAS
Quem pode pegar o financiamento imobiliário da Carim?
Estão habilitados associados do Plano 1 ativos que recebam proventos do Banco do Brasil e aposentados que ainda não tenham utilizado financiamento da Carim, estejam filiados à PREVI há pelo menos 10 anos e tenham até 77 anos de idade. Pensionistas também podem, desde que o titular não tenha utilizado o financiamento. O candidato não pode estar inadimplente com o Empréstimo Simples e nem ter outras dívidas com a PREVI, nem pendências administrativas e/ou judiciais que comprometam a capacidade de pagamento.
Quais são os encargos?
São cobrados INPC mais juros de 6% a.a. (meta atuarial do Plano 1). O Fundo de Hedge garante a liquidação no caso de morte e para manter a prestação limitada a 30% dos proventos brutos. Essa taxa varia de 0,49% a.a. a 2,04% a.a. conforme a idade. Também está incluída na prestação, taxa de administração de R$ 19,00, cuja cobrança é obrigatória por lei para cobrir custos da PREVI e da empresa terceirizada. Outro encargo é o seguro com a Aliança do Brasil, cujo prêmio anual é de 0,06174% sobre o valor de avaliação do imóvel.
Qual o critério para calcular o valor máximo financiável?
O financiamento pode ser de até 100% do valor do imóvel, mas deve estar adequado à capacidade de pagamento do associado. Essa capacidade é atrelada ao valor da prestação inicial, que é limitada a 25% da renda bruta ou à margem consignável de 70%, o que for menor.
Como será a correção das prestações?
A prestação será recalculada anualmente, no mês de aniversário do contrato. Serão considerados o saldo devedor, o prazo restante e a projeção de inflação para os próximos 12 meses. Primeiro, corrige-se o saldo devedor pelo índice atuarial (INPC) projetado para os próximos 12 meses. De posse deste valor, apuram-se: o valor da amortização, o valor dos juros e o valor do Fundo de Hedge. Somando-se os três valores, encontra-se a prestação.
E do saldo devedor?
Será atualizado mensalmente, pelo INPC, índice atuarial adotado pela PREVI para o Plano de Benefício.
Como será feito o cálculo da prestação para efeito do comprometimento de renda de 30%?
Mensalmente, a PREVI verificará se o valor da prestação está dentro do limite de 30% dos proventos (ativos) ou benefícios brutos (aposentados e pensionistas), observada a folha do mês anterior.
No caso de casal de associados, os dois têm direito ao financiamento?
Sim, desde que atendam aos pré-requisitos para classificação. Podem contratar o financiamento em separado ou juntos, desde que ambos estejam convocados.
Por que a PREVI vai contratar empresas?
Para agilizar o processo de concessão. São empresas idôneas, criteriosamente selecionadas após visitas e análises dos técnicos da PREVI. Foram escolhidas dentre as que possuem experiência em contratos de financiamento imobiliário, além de capacidade de atender demandas em todo o território nacional.
Por que fazer outro seguro se, nas áreas urbanas, os condomínios já fazem?
A PREVI exige o seguro em cumprimento da lei. Por sua vez, os condomínios também têm a obrigação legal de fazer seguro dos apartamentos. No caso, o mutuário pode pedir dispensa ao condomínio do pagamento do seguro, já que, no caso de sinistro, ele somente receberá valor que cubra o custo do imóvel, o que já é garantido pelo seguro contratado pela PREVI.