|nº 118| Novembro 06

Nesta Edição » Investimento Social - Meio ambiente
Relatório informa como empresas cuidam do meio ambiente
Iniciativas apoiadas pela PREVI apontam para o compromisso com a responsabilidade socioambiental
Durante o 27º Congresso da Abrapp, realizado em Curitiba, em novembro, foi apresentado o resultado da primeira pesquisa sobre as políticas e estratégias adotadas por empresas brasileiras em relação às emissões de carbono e mudanças climáticas. O trabalho é parte do projeto CDP (“Projeto de Informações sobre a Emissão de Gases de Efeito Estufa” ou “Relatório de Informações sobre Carbono” – CDP na sigla em inglês) uma iniciativa mundial da qual a PREVI é signatária. A pesquisa contou com as 50 empresas de maior liquidez no mercado na Bolsa de Valores de São Paulo.

O projeto CDP reflete a preocupação mundial com a saúde de nosso planeta e envolve atualmente cerca de 2.100 empresas no mundo todo. Foi formalizado num requerimento coletivo formulado por um grupo de 149 investidores institucionais, responsáveis pela administração de um patrimônio estimado em US$ 20 trilhões. O projeto foi idealizado como um mecanismo eficaz para permitir que empresas e investidores em todo o mundo tenham acesso a informações confiáveis a respeito do impacto provocado pelas Emissões de Gases de Efeito Estufa e pelas conseqüentes mudanças climáticas sobre os resultados das companhias.

Princípios para Investimento Responsável

Em abril de deste ano, a convite do então Secretário Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas), Kofi Annan, a PREVI participou, em Nova Iorque da elaboração do PRI  (Princípios para Investimento Responsável). O documento é resultado da discussão entre investidores institucionais escolhidos entre os maiores do mundo para criar um conjunto de diretrizes e compromissos com a intenção de aprofundar e desenvolver a capacidade desses investidores em transformar as questões relativas à responsabilidade socioambiental em indicadores confiáveis.

A emissão de gases e o efeito estufa

O impacto do aumento da emissão de gases na atmosfera vem preocupando cada vez mais os governos e as instituições de diversos países. A liberação de gases, como dióxido de carbono (CO2), metano e CFC (clorofluorcarbono), aumenta o efeito estufa e pode trazer prejuízos ao planeta. O aquecimento global é capaz de provocar mudanças significativas no clima mundial, como o derretimento de geleiras e calotas polares, que afetarão a agricultura e a vida. Uma das medidas para reduzir a emissão de gases foi o Protocolo de Kyoto, criado em 1997 e assinado por mais de 140 países.

Para conhecer mais sobre o CDP e o relatório das empresas brasileiras sobre iniciativas corporativas em relação à emissão de gases, acesse www.cdproject.net