|nº 118| Novembro 06

Nesta Edição » PREVI Futuro
Rendimento melhor
PREVI Futuro já tem Recursos em Renda Variável

Os associados do PREVI Futuro encerram o ano com boas novas. A rentabilidade do Plano, que tem apresentado excelente desempenho, deverá em breve ser incrementada pelo retorno das aplicações dos ativos de Renda Variável. A Política de Investimentos para o Plano, elaborada para o período 2006-2012, havia previsto que até 10% dos recursos poderiam ser alocados em ações de grandes companhias. Cumprindo essa orientação, em novembro de 2006, cerca de 9% dos recursos do Plano já estavam aplicados em Renda Variável por meio de cotas dos Papéis Índice Brasil Bovespa (PIBB), fundo de investimentos criado pelo BNDES, cujas cotas são negociadas na Bolsa de Valores.
Desde a criação do PREVI Futuro, os recursos do Plano estavam aplicados em Renda Fixa e em Empréstimos aos Participantes. Nos últimos cinco anos, os investimentos em Renda Fixa renderam 190,26%, enquanto a Taxa Média Selic foi de 169,20% e o mínimo atuarial de 146,27%. Como estudos mostraram que investimentos no mercado de ações poderiam melhorar ainda mais a rentabilidade, a Política de Investimentos incorporou essa possibilidade. As perspectivas de redução das taxas de juros apontam para a diversificação da carteira como uma boa estratégia para garantir boa rentabilidade.

Recursos estão no PIBB

A Política de Investimentos estabeleceu que a rentabilidade das aplicações em Renda Variável deve ser equivalente ao desempenho do IBrX-50, índice que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, ou seja, o índice incorpora as ações mais líquidas do mercado. Foi decidido então que os recursos do PREVI Futuro a serem alocados em renda variável fossem aplicados na aquisição de cotas do PIBB, fundo de Renda Variável que busca refletir a performance do IBrX-50. No total, estão aplicados cerca de R$ 56 milhões (valores em novembro/2006).

A tabela a seguir demonstra a rentabilidade das cotas do PIBB:   Composição do PREVI Futuro (%)
Com a recente alocação em Renda Variável, os investimentos do PREVI Futuro passaram a ter a seguinte composição: