|nº 118| Novembro 06

Nesta Edição » Renda Fixa

Renda Fixa responde por 31% dos ativos

Títulos públicos federais representam 90% da carteira, que tem ainda CDBs e outros ativos

O segmento de Renda Fixa representa 31% do total de investimentos da PREVI. A carteira é composta majoritariamente por títulos públicos federais, além de CDB, Debêntures, FIDC e outros ativos, distribuídos em diversos indexadores e vencimentos.

TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS

Estes ativos representam cerca de 90% do segmento de Renda Fixa. São adequados às necessidades da PREVI em relação a prazo e indexador do passivo atuarial, baixo risco e liquidez. Veja os principais títulos públicos que compõem a carteira e os respectivos indexadores:

A compra e/ou venda destes ativos ocorre tanto em leilões do Tesouro Nacional (mercado primário) como em operações no mercado secundário, preferencialmente com a negociação em plataformas eletrônicas. As taxas de referência para marcação a mercado, que variam de acordo com o vencimento e a característica de cada papel, são disponibilizadas diariamente pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).

OPERAÇÕES COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (COMPROMISSADAS e CDBs)

As compromissadas são operações financeiras com lastro em títulos de Renda Fixa, públicos ou privados, onde a contraparte, instituição financeira autorizada pelo Banco Central, assume o compromisso de sua recompra em data futura, com uma remuneração predefinida.
No caso da PREVI, para atender ao cumprimento do programa previdencial, as operações compromissadas têm como principais características: curto prazo, lastro em títulos públicos federais, rendimento atrelado à Taxa Selic e, como contraparte, o Banco do Brasil.

A PREVI realiza atualmente operações de CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) emitidos por instituições bancárias de grande porte, consideradas de baixo risco de crédito. Essas operações objetivam maximizar retorno e diversificar a carteira.

DEBÊNTURES e FIDCs
Outros papéis atualmente integrantes do segmento de Renda Fixa são debêntures e notas promissórias, a maioria adquirida em operações para reestruturar empresas em que a PREVI é acionista. As debêntures são títulos emitidos por empresas de capital aberto para captar recursos. É um título que garante ao comprador uma renda fixa, ao contrário das ações. O portador de uma debênture é um credor da empresa, ao contrário do acionista, que é um de seus proprietários.