|nº 126| Jul/Ago 07

Nesta Edição » Capa - Carim 2007 agora com FGTS

Carim 2007 agora com FGTS

Quem tem saldo no Fundo de Garantia poderá usar recursos para completar o valor do imóvel que desejar

A PREVI tornou-se agente financeiro habilitado pela Caixa Econômica Federal (CEF) para liberar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da conta dos seus participantes. Com essa novidade, todos os participantes do Plano 1, habilitados na Carim 2007, passam a poder utilizar recursos do FGTS para complementar o valor do financiamento. A grande vantagem dessa habilitação é a centralização na PREVI de dois processos distintos: a concessão do financiamento e a liberação dos recursos do FGTS. Mas lembre-se de que a PREVI atuará apenas como intermediária no processo de liberação do FGTS, sem ingerência sobre a decisão de liberar ou não tais recursos. No site da PREVI, você encontra informações detalhadas, no espaço dedicado à Carim 2007.

Tire suas dúvidas

Qual é a finalidade de a PREVI habilitar-se na CEF como agente financeiro?
Essa habilitação foi necessária para que a PREVI pudesse passar a oferecer aos participantes a possibilidade de uso do FGTS no financiamento da Carim 2007.

Essa habilitação tem prazo determinado?
Não. É por tempo indeterminado.

Qual é o primeiro passo para usar recursos do FGTS na Carim 2007?
Consultar as orientações gerais para uso do FGTS no item 5 do Guia da Carteira de Financiamentos Imobiliários da PREVI. É preciso verificar se o imóvel e o participante se enquadram nas regras para utilização dos recursos do fundo. Por exemplo, o valor de venda ou avaliação não pode ser superior a R$ 350 mil e o trabalhador não pode ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH. O Guia apresenta ainda as etapas do financiamento com Fundo de Garantia.

Como deve proceder quem investiu parte dos recursos do FGTS no(s) Fundo(s) Mútuo(s) de Privatização (FMP) Petrobras e/ou Vale do Rio Doce e deseja utilizar tais recursos na Carim 2007?
É preciso requerer previamente o resgate dos valores à instituição que aplicou os recursos. Para utilizar o FGTS, é necessário apresentar extrato que comprove o crédito do(s) resgate(s) do(s) FMP(s).

Quem recebeu a carta de convocação, mas precisa de mais tempo para escolher o imóvel, deve fazer o quê?
Entrar em contato com a Central de Atendimento da PREVI 0800-729-0505 em uma data próxima à de vencimento de sua convocação (aproximadamente 10 dias antes do vencimento) e solicitar a prorrogação do prazo para apresentação da proposta de financiamento imobiliário.

E quem já está no período de prorrogação (60 dias) e ainda não encontrou imóvel?
Além dos 120 dias de prazo para o participante iniciar o processo, é possível solicitar, uma única vez, prorrogação por 60 dias. A convocaçãoprescreverá ao final dos 60 dias extras e não poderá ser prorrogada. Nesse caso, é preciso que o participante manifeste novamente a intenção em financiar imóvel. Essa manifestação é feita pelo Auto-atendimento do site PREVI ou pela Central de Atendimento 0800-729-0505. A classificação original será mantida.

A habilitação da PREVI como agente financeiro para atuar na liberação do FGTS abrange a utilização destes recursos para amortizações e liquidações do financiamento imobiliário da Carim 2007?
Não. A PREVI está autorizada pelo agente operador do FGTS para atuar exclusivamente na modalidade 91 - complementação do valor financiado na aquisição do imóvel.

Carim 2007 em números

A Carim 2007 já atingiu mais de R$ 28 milhões em concessões de financiamento imobiliário. Desde a reabertura da carteira, 14.000 participantes já manifestaram interesse em obter um financiamento. Destes, 8.500 já foram convocados para iniciar o processo.

Dicas e Orientações
Para sua segurança e da operação de financiamento imobiliário, a Carim 2007 encaminha um código identificador para cada participante convocado. Este número funciona como sua senha de acesso a todas as informações do andamento do processo na empresa contratada para atuar na fase de avaliação técnica e jurídica. Assim, você não deve repassar seu código para terceiros.