|no 130| Março 08

Nesta Edição » NOTAS
Benefícios especiais a quem faz juz

Em fevereiro, a PREVI efetuou o pagamento dos Benefícios Especiais de Remuneração e de Renda Certa a uma boa parte do grupo de assistidos cujos dados estiveram sob análise. A expectativa é incluir os demais casos, que ainda não receberam em fevereiro, nos espelhos a partir de março.
Importante lembrar que a maioria dessas análises refere-se a participantes aposentados antes de 1991, dos quais, pelo tempo decorrido, não há cadastro informatizado das contribuições. Ou seja, a análise dos dados se concentra em cópias de espelhos antigos, obtidos pela PREVI junto ao Banco do Brasil.
Tal fato tem levado a avaliações minuciosas que demandam certo tempo. Os esforços da PREVI são para incluir, o mais breve possível, todos os participantes que fazem jus aos Benefícios.

Olhos e ouvidos atentos

A PREVI começou 2008 procurando ouvir mais seus participantes. Conduzidas pelo Instituto Ethos, foram realizadas, em janeiro, entrevistas com amostra de 800 pessoas, entre associados do Plano 1, do PREVI Futuro, aposentados e pensionistas.
Em fevereiro, ocorreu a etapa qualitativa da pesquisa, com workshop dos quais participaram pequenos grupos em que estavam representados associados dos dois planos, aposentados e pensionistas. O objetivo foi dimensionar e compreender aspectos da relação dos associados com a PREVI e obter uma avaliação fidedigna da gestão.
A pesquisa foi realizada nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em breve, a PREVI terá resultados que serão divulgados pelo site ou nas próximas edições da Revista.

Encontro de conselheiros

A Diretoria Executiva aprovou a realização do Encontro de Conselheiros no período de 18 a 20 de junho, pelo quinto ano consecutivo no Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe (BA). O tema escolhido para este ano é “O Processo de Internacionalização das Empresas Brasileiras”.
O Encontro de Conselheiros reúne membros eleitos com apoio institucional da PREVI para ocuparem assentos nos Conselhos de Administração e Fiscal e nos Comitês das empresas participadas. Também estarão no Encontro técnicos das áreas da PREVI que acompanham as companhias, membros dos órgãos diretivos colegiados da PREVI, palestrantes, executivos de empresas, representantes de outros fundos de pensão e jornalistas.
Os objetivos são disseminar as melhores práticas de governança corporativa, uniformizar procedimentos, promover treinamento e debates, além da interação e troca de experiências entre os participantes.

Eleições na próxima Revista

A edição de abril da Revista PREVI será inteiramente dedicada às eleições, que acontecem de 16 a 28 de maio de 2008. Nas páginas da publicação, as chapas concorrentes terão oportunidade de apresentar seus candidatos e suas propostas para que os participantes possam exercer o direito ao voto. Neste ano serão escolhidos membros do Conselho Deliberativo (2 titulares e 2 suplentes), Conselho Fiscal (1 titular e 1 suplente), Conselho Consultivo do Plano 1 (1 titular e 1 suplente), Conselho Consultivo do PREVI Futuro (1 titular e 1 suplente), além do Diretor de Seguridade.

Apresentação dos resultados nas capitais

A Diretoria da PREVI inicia a “caravana” de apresentação dos resultados de 2007 neste mês de março. A princípio, estão previstas visitas a cerca de 15 capitais, nas quais os dirigentes farão a explanação dos números da PREVI a todos os participantes que quiserem assistir à apresentação. Acompanhe, pelo site, a divulgação das datas, locais e horários dos encontros.