Encontro aprimora acompanhamento de empresas

O Encontro reuniu 134 conselheiros de 95 empresas participadas / Fotos: Léo AzevedoDe 5 a 7 de novembro, a PREVI mais uma vez reuniu seus conselheiros em empresas. O encontro, realizado em Costa do Sauípe, é parte do trabalho para aprimorar o acompanhamento das empresas participadas. O objetivo é capacitar os conselheiros para que eles possam contribuir para a melhora do desempenho das empresas, o que resulta em ganhos para a PREVI. “Este Encontro insere-se no conjunto de ações que estão sendo feitas pela Diretoria para melhor capacitar e instrumentalizar a PREVI para que ela possa cumprir as obrigações com os associados”, disse Sérgio Rosa, na abertura dos trabalhos.

Durante três dias, os 134 conselheiros tiveram uma jornada de trabalho que se iniciava às 8h30 e terminava às 19h. Entre os palestrantes estiveram acadêmicos e executivos de grandes empresas. Foram abordados temas como contabilidade empresarial, desenvolvimento sustentável e legislação. Além de todos integrantes da Diretoria Executiva, os conselheiros deliberativos e fiscais da PREVI também estiveram presentes. O diretor da Área Comercial, Antonio Lima Neto, representou o presidente do Banco do Brasil, Cassio Casseb.

Todas as despesas com o Encontro de Conselheiros foram custeadas com patrocínio das empresas Aliança do Brasil, Brasilcap, Brasilprev, BB Cartões, BB Previdência e BrasilSaúde. As empresas patrocinadoras cobriram despesas com passagem aérea, traslado e hospedagem.

INSCRIÇÃO PARA CONSELHEIRO ESTÁ ABERTA

Começou a Seleção para Conselheiros 2004. Até 15/12/2003, os interessados devem acessar a página da PREVI (www.previ.com.br), onde se encontram informações sobre o preenchimento do currículo, critérios de seleção e perfil desejável. O formulário de inscrição está na seção Auto-atendimento, espaço protegido por senha. É preciso ser funcionário ativo ou aposentado do Banco do Brasil e ser associado da PREVI.


ACOMPANHAMENTO DAS EMPRESAS EM TEMPO REAL

Uma das principais palestras foi a apresentação do Modelo PREVI de Governança Corporativa. O modelo prevê a realização de análises que vão proporcionar uma visão abrangente sobre cada uma das empresas da carteira e sobre os agentes que estão interagindo nesses investimentos. Essas análises serão feitas através de dois sistemas: o de Acompanhamento de Empresas Participadas (AEP) e o de Seleção e Acompanhamento de Conselheiros (SAC). A primeira ferramenta vai permitir que a PREVI faça o acompanhamento das empresas em tempo real, incluindo histórico dos aportes e os retornos, além das projeções e premissas dos planos de negócios. Já o sistema de acompanhamento de conselheiros prevê definição de nova forma de seleção, acompanhamento e avaliação dos representantes em conselhos.

Segundo o diretor de Participações, Renato Chaves, a implementação do Modelo PREVI de Governança Corporativa vai incentivar as empresas a adotar os princípios desse Modelo e com isso garantir que esses investimentos proporcionem os retornos esperados. “Dessa forma, os associados serão os principais beneficiados com o projeto”, disse.


GOVERNANÇA CORPORATIVA
No encontro, foi apresentada uma prévia do Código PREVI de Governança Corporativa, instrumento que torna pública a expectativa da PREVI com relação aos agentes que atuam nas empresas participadas. Como grande parte do patrimônio está aplicada em participações de cerca de 173 empresas, a Diretoria considera necessário identificar claramente os procedimentos de governança, tanto para os que acompanham internamente a administração das empresas – analistas, dirigentes e conselheiros – quanto para sócios, parceiros de negócios e demais públicos de relacionamento. Todos os procedimentos estão descritos no Código.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, Henrique Pizzolato, a Governança Corporativa insere a PREVI num dos grandes temas da conjuntura mundial. Segundo ele, a implantação da governança nas empresas é uma forma de se evitar o fracasso delas. Por isso, considera que será muito importante a realização do Encontro Internacional de Governança Corporativa no Brasil no ano que vem. Para ele, a PREVI é um exemplo: “Não encontrei nenhum grande fundo internacional que tenha o nível de participação e o poder de gestão que temos nas empresas”.


Continua »
Sócios da Guaraniana assinam novo Memorando de Entendimentos


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Planejar é fundamental | Fique ligado: Limite do empréstimo aumenta para R$ 25 mil | PREVI se reúne com fundos americanos e europeus | Mais de 13 mil já se habilitaram para ajustar contrato da CARIM | As vantagens de aderir à Nova Carim são muitas | Prestações da Carteira PCE são reajustadas | Liquidação antecipada com desconto mínimo de 15% é prorrogada | Pesquisa vai conhecer expectativas dos associados sobre a CARIM | Balanço Social mostra a contribuição da PREVI | Planejamento estratégico envolve participantes e patrocinadora | O resultado do planejamento | Resolução regulamenta previdência complementar | Investimentos: Destituição do Opportunity faz parte da luta para preservar investimentos | Encontro aprimora acompanhamento de empresas | Sócios da Guaraniana assinam novo Memorando de Entendimentos | Sauípe define nova estratégia | Paranapanema tem novo presidente | Recorrer ao Judiciário é um direito, mas algumas cautelas são necessárias


Topo da página