|nº 148| Mar 10

Nesta Edição » Investimentos » Rentabilidade que arranha o céu

PREVI é ativista da governança para o setor

Com o objetivo de inspirar e fortalecer as iniciativas de autorregulação para o setor imobiliário, e tendo em vista o grande potencial desse mercado em vários pontos do Brasil e a clara tendência de crescimento, foi lançado em outubro do ano passado o Código PREVI de Melhores Práticas de Governança Corporativa em Empreendimentos de base imobiliária. O Código busca auxiliar investidores institucionais, administradores, gestores de fundos de investimento com lastro imobiliário, além das respectivas associações de classe, a administrar os empreendimentos, assegurando a prestação adequada de contas e a transparência no exercício da gestão. A governança corporativa no setor imobiliário é, ainda, uma forma de conciliar objetivos sustentáveis dos empreendimentos com resultados
esperados por seus proprietários, uma vez que uma boa governança maximiza o valor dos investimentos.

É a terceira publicação da PREVI no âmbito da governança corporativa. Antes, foram lançados, em 2004 e 2008, o Código PREVI de Melhores Práticas de Governança Corporativa e o Modelo PREVI de Manual para Participação em Assembleias de Acionistas.

Shoppings são destaques

Entre os empreendimentos mais rentáveis da carteira de imóveis da PREVI estão 14 shoppings centers.  São importantes centros de entretenimento e consumo que provavelmente fazem parte do dia a dia de milhares de participantes que moram ou visitam cidades como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Vitória, Sorocaba, Santo André e Ribeirão Preto.
Os shoppings representam 35,96%, ou quase R$ 1,3 bilhão, dos R$ 3,5 bilhões do Plano 1 aplicados em empreendimentos imobiliários. Em 2009, os shoppings centers renderam à carteira do Plano 1, 32,19%.

(texto abaixo é exclusividade da edição eletrônica)

MORUMBI SHOPPING (SP)

Aquisição: 10/09/1997
Participação PREVI: 15%

Fundado em 1982, o Morumbi Shopping está localizado na Zona Sul da capital paulista, uma das regiões residenciais mais nobres e com maior poder aquisitivo da cidade, cercado por escritórios de grandes empresas e alguns dos melhores hotéis de São Paulo.

RIBEIRÃOSHOPPING (SP)

Aquisição: 10/9/1997
Participação PREVI: 20%

Inaugurado em maio de 1981, o Ribeirão Shopping atende cidades do nordeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, e recebe por mês mais de 1,3 milhões de pessoas.  Passou por cinco expansões e gera 3.335 empregos diretos. 

PARKSHOPPING (DF)

Aquisição: 23/02/1999
Participação PREVI: 30%

Inaugurado em novembro de 1983, o Parkshopping é um dos mais antigos shoppings de Brasília.  Passou por oito expansões, possui três pisos, 348 lojas e gera 4.400 empregos diretos. Mais de um milhão de pessoas passam por lá mensalmente.

SHOPPING CURITIBA (PR)

Aquisição: 02/10/1995
Participação PREVI: 51%

Localizado no bairro Batel, um dos pontos mais nobres da cidade, o shopping Curitiba está abrigado em um antigo imóvel do séc. XIX que pertenceu ao Exercito Brasileiro. O projeto, de 1886, seguiu os parâmetros do estilo militar da época: linhas retas, detalhes em semiarcos e grandes janelas para permitir a iluminação da área interna. Inaugurado em 1996, o Shopping Curitiba preserva a arquitetura da época, e passou em 2008 por uma revitalização de fachada e paisagística. Atualmente, recebe cerca de 1 milhão de pessoas por mês.

SHOPPING ABC (SP)

Aquisição: 19/12/1986
Participação PREVI: 48,5%

Situado na cidade de Santo André, no ABC paulista, o shopping recebe um público de cerca de um milhão de pessoas por mês.  Pela localização estratégica, atende, além dos moradores de Santo André, os habitantes de São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

SHOPPING VITÓRIA (ES)

Aquisição: 21/12/1990
Participação PREVI: 25,38%
Localizado na capital capixaba, o empreendimento recebe um público de aproximadamente 40 mil pessoas por dia. Desde sua inauguração, em 1993, o shopping passa pela segunda expansão. O espaço, batizado de Galeria Enseada, ocupará uma área de 6.000 m2 e deve ficar pronto em maio deste ano.

NORTESHOPPING I (RJ)*

Aquisição: 31/5/1995 (20%) e 15/5/2001 (9%)
Participação PREVI: 29%

NORTESHOPPING II (RJ)*

Aquisição: 14/6/1995 (20%) e 15/5/2001 (29%)
Participação PREVI: 49%

*Investimento dividido em dois condomínios com composições societárias distintas.

Com média de 2,4 milhões de pessoas por mês, o NorteShopping foi o primeiro empreendimento comercial de grande porte inaugurado na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 1986.  Em janeiro de 2007, teve sua segunda grande expansão: o Pátio NorteShopping, área com 30.000 m² de lazer e entretenimento.  Pelas instalações e arquitetura do Pátio NorteShopping, levou o primeiro lugar do prêmio de excelência em expansão durante o 10º congresso internacional de shoppings da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), em 2008. No mesmo ano, o empreendimento ganhou também a prata na premiação de mesma categoria entre os shoppings da América Latina, no Internacional Council of Shopping Centers.

SHOPPING LESTE ARICANDUVA (SP)

Aquisição: 19/12/1991
Participação PREVI: 15%

O Shopping Leste Aricanduva faz parte do Centro Comercial Aricanduva, o maior Shopping da América Latina. Contruído em uma área de 1 milhão de m2, o complexo é  formado pelo Shopping Leste Aricanduva, Interlar Aricanduva (voltado para o segmento de móveis) e Auto Shopping Aricanduva, especializado em automóveis, motos e náutica.

 ESPLANADA SHOPPING (SP)

Aquisição: 30/01/1989
Participação PREVI: 34,28%

Por atender à população de 23 municípios, o Esplanada Shopping, localizado em Sorocaba (SP),  cumpre o papel de shopping regional. O acesso é feito por meio da Rodovia Raposo Tavares, corredor arrematado pela Invepar (holding da qual a PREVI possui 51%) em leilão feito pelo Governo de São Paulo, em 2008. Com posição estratégica, o shopping recebe cerca de 1,3 milhão de pessoas por mês.   

SHOPPING METRÔ TATUAPÉ (SP)

Aquisição: 2/5/1996
Participação PREVI: 66,70%

Interligado a Estação Tatuapé do metrô de São Paulo, onde transitam diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas, o shopping possui 300 lojas, centro de diversões eletrônicas, e oito salas de cinema. Gera cerca de quatro mil empregos diretos.  Há seis anos foi o primeiro shopping do Brasil a receber o “Certificado de Qualidade interna de ar”, um selo de qualidade ambiental. Foi também o primeiro a receber o selo “Esta empresa ajuda São Paulo”, concedido a apenas outras 35 empresas.

 PONTEIO LAR SHOPPING (MG)

Aquisição: 3/11/1995
Participação PREVI: 30%

Localizado em Belo Horizonte, o Ponteio Lar Shopping é referência no mercado de decoração e design em Minas Gerais. Atualmente, o Ponteio Lar gera 1.150 empregos diretos e recebe cerca de 135 mil pessoas por mês.

 SHOPPING BARRA (BA)

Aquisição: 4/7/1989
Participação PREVI: 25%

Fundado em novembro de 1987, o Shopping Barra está localizado próximo ao Farol da Barra, cartão postal da capital baiana. Com área construída de mais de 100 mil m2 e 260 lojas, o shopping recebe diariamente cerca de 50 mil pessoas.

BARRASHOPPING (RJ)

Aquisição: 10/09/1997
Participação PREVI: 19,09%

Inaugurado em 1991, está localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A primeira aquisição da PREVI foi realizada em 1997.

NEW YORK CITY CENTER (RJ)

Aquisição: 23/12/1999
Participação PREVI: 50%

Ligado ao Barra Shopping, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste da capital carioca, o New York City Center foi inaugurado em 1999. O shopping atrai cerca de 8,2 milhões de pessoas por ano.

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