Nossos Planos

Capec

Pagamento de Pecúlio

 

Uma das vantagens dos pecúlios é o pagamento sem burocracia do valor contratado. Mas é preciso ler atentamente as informações contidas no formulário de requerimento, pois o correto preenchimento de todos os itens, bem como a remessa da documentação necessária auxiliará a atendê-lo com mais rapidez.

- Requerimento para pagamento de pecúlios

 

Documentos necessários

  • Requerimento totalmente preenchido, assinado e com assinatura reconhecida em cartório ou abonada em uma agência do Banco do Brasil onde possui conta (neste caso deve constar a identificação do abonador e o carimbo da agência)
  • Documento de identidade e CPF do beneficiário  (*)
  • Documento de identidade e CPF do representante legal, quando a assinatura deste for exigida (*)
  • Em caso de morte: da certidão de óbito (*)
  • Em caso de aposentadoria por invalidez: da carta de concessão do benefício, fornecida pelo INSS (*)

(*) Cópias autenticadas

Situações Particulares

Documentos necessários

Além da documentação acima, será necessário para:

Beneficiário menor de idade:

  1. até 16 anos incompletos: apresentar alvará judicial (documento original), com poderes expressos e específicos para, perante a Previ e ao Banco do Brasil, receber o valor do pecúlio acrescido de correção monetária, assinar recibo e dar quitação, e com especificação da forma de pagamento.
  2. de 16 a 18 anos incompletos: Este formulário deverá ser assinado pelo beneficiário em conjunto com o seu representante legal, e ambas as assinaturas devem ser abonadas pelo Banco do Brasil ou reconhecidas em cartório.

Beneficiário tutelado / curatelado: cópia autenticada de certidão atualizada do termo de tutela ou curatela, emitida no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

Representação por procurador: procuração outorgada por instrumento público ou particular com fins expressos e específicos para representar o beneficiário perante a Previ e o Banco do Brasil, com poderes para receber o valor do pecúlio com as devidas correções, assinar e dar quitação, emitida no prazo máximo de 30 dias ou acompanhado de certidão de vigência, também no prazo de 30 dias e documento de identidade. 

Beneficiários genericamente indicados (Ex.: “filhos do casal”, “herdeiros” etc.): Certidão original da "Declaração de Herdeiros", extraída dos autos do inventário, com o grau de parentesco dos herdeiros. 

Nome do beneficiário divergente por alteração de estado civil: cópia autenticada da certidão de casamento.

No caso de beneficiário pessoa jurídica: contactar a Previ para informar-se sobre documentos necessários.

Atenção: a Previ reserva-se o direito de exigir qualquer outro documento que julgar necessário ao pagamento do pecúlio. 

Os documentos devem ser encaminhados para: 
Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil a/c: Geben/Capec 22250-040 – Praia de Botafogo, 501 / 3º andar – Rio de Janeiro RJ
Central de Atendimento: 0800 729 0505.